Apelidado de Moleque Travesso por ter se acostumado a complicar a vida dos grandes times de São Paulo, o Juventus, adversário do Palmeiras neste domingo, às 16 horas, no Palestra Itália, terá a oportunidade de, mais uma vez, consolidar sua fama de “traquina”.
Ameaçado pelo rebaixamento, mas empolgado pela vitória sobre o Sertãozinho, que o tirou temporariamente da zona de perigo, o time da Mooca tentará reviver seus melhores dias diante de um Palmeiras também ameaçado, mas pela desclassificação.
Sem vencer em casa nas últimas cinco rodadas (quatro empates e uma derrota), quatro delas no Palestra, o Palmeiras precisa, de todas as formas, exorcizar o fantasma que o assombra e conquistar os três pontos para continuar brigando por uma vaga nas semifinais. A solução: pressionar a todo momento.
“Acho que não adianta ficar falando só sobre isso, senão o problema parece maior do que é. Esse é um problema antigo, e a fórmula que encontrei é pressionar, mostrar para o torcedor que queremos ganhar o jogo. Foi isso que fizemos contra o Noroeste e terminamos o jogo aplaudidos, apesar do resultado’, comentou.
‘Desperdiçamos uma chance de chegar entre os quatro, mas a luta continua. Está tudo em aberto ainda e o campeonato será empolgante no final. A luta pela terceira e pela quarta vaga está aberta”, avisou Caio Júnior, considerando difícil que Santos e São Paulo fiquem de fora das semifinais.
O atacante Edmundo também evitou reclamar de atuar no Palestra. “Eu vivi momentos maravilhosos aqui dentro e acho que essa coisa do Parque Antártica ser ruim para o Palmeiras errada. Sou apaixonado por esse estádio e acho o Parque Antártica maravilhoso. São poucos os times que têm uma casa como essa. Temos de levantar a moral, encher a bola do nosso estádio”, pediu.
Para evitar as famosas “molecagens” juventinas, o técnico terá importantes reforços. Pierre, que cumpriu suspensão na derrota diante do Noroeste, retorna ao meio-campo, enquanto Caio e Florentín, recuperados de contusão, brigam por uma vaga na equipe. O desfalque será Martinez, com o terceiro cartão amarelo.
Para o lugar do volante, Caio Júnior optou pela improvisação de Michael, que já substituiu Martinez no segundo tempo da partida contra o Noroeste e recebeu elogios.
“Venho pensando nisso desde que cheguei e agora ele terá sua oportunidade. O Michael entrou bem no jogo contra o Noroeste e, assim como o William, pode chegar bem pela esquerda” comentou o comandante.
Confirmado na equipe está o zagueiro David, que teve participação infeliz nos lances dos dois gols do Noroeste, quarta-feira. Com personalidade, o garoto também mostrou confiança em colocar um fim no jejum de vitórias no Palestra Itália. E garantiu não se abalar com os erros.
“Temos que acreditar que ainda dá para classificar. Há muitos pontos em disputa e não é uma derrota que irá nos abalar. Ainda temos chance e iremos lutar por ela. Contra o Juventus, não tem desculpa. Essa ausência de vitórias em casa já está preocupando e incomodando bastante. Precisamos corrigir logo nossos erros e voltar a vencer”, ordenou.
O camisa 22 irá reencontrar dois antigos companheiros pela frente: Deola, goleiro, e Beto, atacante, que iniciará entre os reservas. Para David, o duelo contra o antigo artilheiro do Palmeiras “B” será interessante, mas nada fácil. “Eu o conheço, mas ele também me conhece. Será um prazer jogar contra ele pela primeira vez e espero levar a melhor”.
No Juventus, o desejo do técnico Artur Bernardes é que a equipe mostre a mesma obediência tática apresentada na vitória sobre o Sertãozinho. Sem problemas de lesão ou contusão, o time será o mesmo do meio de semana.
“Não vejo motivos para alterar minha equipe. Gostei do time no último jogo e agora o intuito é dar uma movimentação maior aos jogadores e um entrosamento também”, disse o técnico.
“A equipe está obedecendo taticamente os nossos pedidos, o que é muito importante. Há uma empatia entre comando e atletas. Porém, a pressão por resultados positivos atrapalha um pouco em alguns momentos, mas aos poucos estamos superando essa dificuldade”, concluiu.
Ficha técnica:
Palmeiras X Juventus
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 11 de março de 2007, domingo.
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro : Guilherme Cereta de Lima
Assistentes: Marcelo Luis da Silva e Carlos Alberto Funari
PALMEIRAS: Marcos; Wendel, David, Edmílson e Leandro; Pierre, Francis, Michael e Valdívia; Edmundo e Osmar
Técnico: Caio Júnior
JUVENTUS:Deola; Ivan, Renato, Gian e Nil; Almir, Marcos Sena, Adriano e Léo Mineiro; Nunes e João Paulo
Técnico: Artur Bernardes