O jovem Alexandre Pato é um dos integrantes de uma longa lista de contundidos que o Internacional possui e uma de suas preocupações, já que o atual campeão da Copa Libertadores inicia a defesa do título jogando fora de casa contra o Nacional do Uruguai, na quarta-feira.
O atacante de 17 anos está fora de ação devido a um tornozelo contundido desde que ajudou o Brasil a ser campeão da Copa Sul-Americana Sub-20, em janeiro, e, na melhor das hipóteses, provavelmente começará o jogo do Grupo 4, em Montevidéu, no banco.
Os zagueiros César e Índio e o meio-campista Fabian Vargas também são dúvida para o jogo, assim como o atacante-chave Fernandão, que se recupera de uma cirurgia nas costas.
Este será o primeiro jogo competitivo para o primeiro time do Inter desde que a equipe derrotou o campeão europeu Barcelona na final do Mundial de Clubes, no Japão, em dezembro.
O técnico do Inter Abel Braga tem escalado o time reserva para disputar o Campeonato Gaúcho, já que concentra sua força principal na defesa do título da Libertadores.
O Nacional, três vezes campeão da competição, tenta retomar algum orgulho para o Uruguai, cujos clubes têm apresentado péssimas atuações em torneios recentes.
O grupo, que ainda conta com o Vélez Sarsfield, da Argentina, e o Emelec, do Equador, é considerado o mais difícil entre os oito que formam a primeira fase da Libertadores. O Vélez venceu o Emelec por 1 x 0, no jogo de ida, no jogo de estréia do grupo na semana passada.
No outro grande confronto da semana, o campeão chileno Colo Colo recebe o River Plate de Daniel Passarella, da Argentina, em Santiago, na quinta-feira. Partida que reúne dois candidatos ao título.
PROBLEMAS DE LOGÍSTICA
Os times estão no Grupo 6, ao lado do Caracas, da Venezuela, e da LDU, do Equador, que se enfrentam em Caracas no mesmo dia.
Os dez jogos da semana também contam com dois confrontos entre equipes do Peru e do México, com o Alianza de Lima recebendo o Necaxa, pelo Grupo 2 na terça-feira, e o Cienciano enfrentando o Toluca na altitude de Cuzco, pelo Grupo 7, na quarta-feira.
Além do Internacional, mais três times dos seis brasileiros que disputam a Libertadores também entrarão em campo. Flamengo e Paraná jogam em casa contra o UA Maracaibo (Venezuela) e o Real Potosi (Bolívia), respectivamente, pelo Grupo 5, na quarta-feira, enquanto o Santos de Vanderlei Luxemburgo viaja à Colômbia para enfrentar o Deportivo Pasto, pelo Grupo 8.
Flamengo e Paraná fizeram sua estréia jogando fora de casa na semana passada. O Flamengo conseguiu um heróico empate em 2 x 2 com o Potosi, em partida disputada a cerca de quatro mil metros acima do nível do mar, na última quarta-feira, e o Paraná venceu o Maracaibo por 4 x 2, na quinta-feira.
O jogo do Flamengo significa que os jogadores só tiveram o domingo para aproveitar o Carnaval do Rio de Janeiro antes de terem de voltar aos treinos nesta segunda-feira.
O Paraná chegou em casa somente no domingo, sua viagem de retorno passou por Caracas, Bogotá e São Paulo.
O Potosi também enfrentou um grande problema de logística para disputar seu jogo, começando com a viagem de 170 quilômetros de ônibus para Sucre, seguida de um vôo para Santa Cruz na segunda-feira.
Depois de uma estada de uma noite, o time deve voar para São Paulo na terça-feira, pegar um ônibus para cruzar a cidade rumo a outro aeroporto e então voar para Curitiba.