Após a derrota sofrida para o São Bento, o Santos volta suas atenções agora para a Copa Libertadores da América. Na quinta-feira, às 00h15 (horário de Brasília), a equipe alvinegra estréia no principal torneio continental diante do Deportivo Pasto, da Colômbia.
A altitude da cidade de Pasto, cerca de 2 500 metros, onde será realizada a partida, preocupa o treinador Vanderlei Luxemburgo. Para o técnico, a alteração da velocidade de bola em local elevado dificultará o trabalho dos atletas santistas.
“A grande dificuldade em uma partida desse tipo [disputada em cidade com elevada atitude] é a velocidade da bola. Não há prejuízo na parte física, mas sim na parte técnica. E se o campo for ruim, pior ainda”, falou o treinador em entrevista coletiva após o revés deste sábado de Carnaval.
Uma equipe brasileira já sofreu com a altitude nesta edição da Libertadores. Após o empate por 2 a 2 diante do Real Potosí, na Bolívia, alguns jogadores do Flamengo chegaram a passar mal. A partida foi disputada a 3 850 metros acima do nível do mar.
Contra o Deportivo Pasto, o Santos inicia sua busca pelo tricampeonato do torneio sul-americano. A última participação do clube da Vila foi em 2005, quando o time foi eliminado pelo Atlético-PR nas quartas-de-final.