De olho na estréia da Libertadores da América contra o Blooming, o Santos entrou em campo sem cinco de seus principais titulares. Mesmo assim, a equipe da Baixada garantiu mais três pontos no Campeonato Paulista na vitória deste domingo por 1 a 0 contra o Guaratinguetá, na Vila Belmiro.
O Peixe só deslanchou na segunda etapa, quando o técnico Wanderley Luxemburgo colocou em campo três de seus principais nomes: Fabiano, Cléber Santana e Zé Roberto, este último autor do gol da vitória. Antônio Carlos e Adaílton (suspenso) apenas descansaram.
Com 15 pontos, o Santos fica com cinco pontos e uma partida a mais que Noroeste, São Paulo e Palmeiras, seus principais concorrentes do Paulistão. Portanto, enquanto os rivais jogam pelo Estadual, entra tranqüilo para o jogo de quarta-feira na Bolívia, na estréia da fase preliminar da Libertadores. O Guaratinguetá permanece com seis.
Sem a presença de titulares importantes e a estréia de Pedrinho no meio-campo, o Santos iniciou em ritmo lento a partida na Vila Belmiro. Tanto que os donos da casa demoraram a criar a primeira chance. Aos 16 minutos, Jonas tabelou com Rodrigo Souto e bateu mascado. Atento, o goleiro Edson Bastos fez grande defesa no canto esquerdo.
Só que o Guaratinguetá também se mostrava confortável a atacar. Em duas oportunidades, Leandro assustou a meta santista. Na primeira, em um chute da entrada da área, a bola foi pela linha de fundo. Em seguida, o goleiro Fábio Costa fez boa defesa em finalização na pequena área.
Com dificuldades em campo, o Santos só acordou pouco antes do intervalo. Aos 37 minutos, apareceu a genialidade de Pedrinho, que acertou um belo toque de calcanhar. Rodrigo Tabata aproveitou o passe e mandou uma bomba na trave.
Na seqüência, o Peixe criou mais duas chances. Primeiro, Rodrigo Tiuí aproveitou cruzamento de Rodrigo Tabata e cabeceou com perigo. Depois, foi a vez do zagueiro Domingos ajudar o ataque. Ele mandou uma bomba de longe e deu trabalho a Edson Bastos.
Na volta do segundo tempo, Luxemburgo colocou em campo um de seus titulares, Fabiano, no lugar de Jonas. Em busca do gol, o Peixe imprimiu um ritmo forte no início do segundo tempo e passou a criar boas chances. Edson Bastos surgia como grande personagem em campo.
Ainda sem o gol, o Santos colocou em campo suas duas principais estrelas neste início de ano: Cléber Santana e Zé Roberto. A tática de Luxemburgo deu certo. Aos 30 minutos, o Peixe abriu o marcador. Kleber fez o levantamento da esquerda na medida para Zé Roberto completar de cabeça, desta vez, sem chance para o competente Edson Bastos.
Pelo Campeonato Paulista, o Santos volta a atuar no próximo final de semana no clássico contra o Palmeiras, no Morumbi. O Guaratinguetá joga na quarta-feira em casa contra o Bragantino.