Um time em casa, outro completamente diferente fora. Essa deve ser a tônica do São Caetano neste Campeonato Paulista. Na noite desta quarta-feira, pela terceira rodada do Estadual, o Azulão recebeu a visita da Ponte Preta no Anacleto Campanella e não decepcionou: venceu por 2 a 1 e agora esboça uma aproximação nos líderes do Paulistão, com seis pontos.
O São Caetano repetiu a boa atuação da estréia, quando superou o Guaratinguetá no ABC. Definitivamente uma equipe em que nada lembrou o tropeço de 3 a 0 para o Santos, no último sábado, na Vila Belmiro. A boa atuação, mais do que as alterações promovidas na equipe titular pelo técnico Dorival Júnior, se deve à fragilidade da Ponte.
A equipe de Campinas chega à sua segunda derrota na competição e fica estacionada nos três pontos, começando a se preocupar com a zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a Macaca tentará a reabilitação diante do São Bento no sábado, no Moisés Lucarelli. O Azulão enfrenta o rival Santo André, no clássico do ABC no Bruno José Daniel.
Diante de um adversário frágil, confuso taticamente, o São Caetano mandou no jogo. A superioridade azulina foi intensa desde os primeiros minutos. Aos sete, Canindé fez boa jogada pela esquerda e tocou para Márcio Richardes. O meia fintou a marcação e achou Dejair pelo lado direito, mas o atacante chutou muito alto. A conclusão do novo reforço do clube do ABC também falhou instantes depois, quando concluiu um passe enfiado dentro da área por cima do travessão.
O São Caetano aparecia constantemente no ataque e obrigava o goleiro Aranha a se defender como podia no gol. Aos 25, Somália invadiu a área, mas acabou desarmado pelo goleiro ponte-pretano, que saiu bem aos pés do adversário. Quando o camisa 1 campineiro não defendia, contava com a fraca finalização dos azulinos. Pouco depois, Dionísio errou na saída de bola e deu passe para Paulo Sérgio, mas o lateral chutou muito forte.
Na reta final do primeiro tempo, a primeira e única grande chance da Macaca na partida. Anderson Luiz roubou bola na entrada da área, passou pela marcação e concluiu da marca do pênalti. Luiz, entretanto, fez excelente defesa e impediu uma surpresa desagradável no ABC.
A ameaça de crescimento da Ponte exigia uma resposta do Azulão. E ela veio em alto estilo. Aos 43, Luis Maranhão se aventurou no ataque e encontrou Paulo Sérgio na esquerda. O lateral-direito cruzou alto e o grandalhão Somália subiu mais que Dic para desviar e abrir o placar no Anacleto.
Tranqüilo com o gol anotado, o Azulão começou o segundo tempo valorizando mais o toque de bola. Logo aos dois minutos, Somália lançou Dejair na área, mas o atacante concluiu outra vez por cima do travessão. Aos 21, foi a vez da Ponte assustar novamente, com uma boa cobrança de falta de Zacarias.
Antes, contudo, da Macaca tentar o empate, o São Caetano definiu o jogo. Aos 27, o volante Glaydson fez excelente jogada. Roubou a bola no meio-campo, limpou a marcação e tocou de primeira para Somália. O atacante, em noite inspirada, apenas chutou cruzado da direita para fazer o 2 a 0 e garantir os três pontos para o ABC.
Isso não impediu um momento de luz na Macaca. Aos 46, após cobrança de escanteio, Finazzi ajeitou de cabeça e Anderson Luiz, livre de marcação, completou para as redes, anotando ogol de honra dos campineiros