O Vasco conseguiu um excelente resultado na sua luta desesperada para escapar da segunda divisão. O time de São Januário derrotou o Coritiba por 2 a 0 em partida disputada neste domingo, no Couto Pereira, na capital paranaense. Com a vitória, o Vasco chegou aos 40 pontos ganhos e segue na zona do rebaixamento, em 18º lugar.
Na última rodada, o Vasco enfrentará o Vitória, precisando vencer e ainda depender de outros resultados para se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Coritiba está em oitavo lugar com 53 pontos e vai encerrar sua participação no próximo domingo enfrentando o Sport na Ilha do Retiro, em Recife.
Neste domingo, o Vasco sempre se mostrou muito mais interessado na partida do que o Coritiba, que irritou sua torcida durante os 90 minutos. Os gols do Vasco foram marcados por Leandro Amaral, um em cada tempo.
O jogo: O Coritiba começou a partida em ritmo lento, trocando muitos passes no meio-campo, mas sem qualquer objetividade, não incomodando a defesa do time carioca. O Vasco tinha dificuldade em se armar e seus jogadores meias erravam na tentativa de lançar Leandro Amaral, único atacante enfiado entre a zaga curitibana.
Aos 12 minutos, Ariel e Eduardo Luiz trombam na área, mas o árbitro não marcou o pênalti pedido pela torcida do Coxa.
O Vasco conseguiu sua primeira jogada de perigo aos 14 minutos em cruzamento de Leandro Amaral que passou perto dos pés de Mateus. Aos 15 minutos, o zagueiro Maurício escorregou quando tinha a bola dominada. Alex Teixeira invadiu pela esquerda e chutou cruzado. O goleiro Vanderlei deu rebote e a bola sobrou para Leandro Amaral escorar para as redes e marcar o primeiro gol da partida.
O lance animou o Vasco, que criou outra boa chance aos 18 minutos, quando Alex Teixeira arriscou de fora da área, a bola bateu em Alê e quase enganou o goleiro Vanderlei.
O Coritiba só deu sinal de vida aos 22 minutos, em cabeçada de Maurício que passou perto do gol de Rafael. O Vasco não se assustou e continuou com o controle da partida, irritando o técnico Dorival Júnior, que mandou os reservas para o aquecimento em clara demonstração de insatisfação com o rendimento dos seus jogadores. Mesmo com a vantagem, o time dirigido por Renato Gaúcho manteve a postura ofensiva em busca do segundo gol, enquanto o Coritiba seguia jogando de forma desinteressada e recebendo muitas vaias ao final do primeiro tempo.
O Coxa voltou modificado para o segundo tempo numa tentativa do técnico Dorival Júnior de melhorar a produção da sua equipe. Só que os novos jogadores nem tiveram tempo de mostrar o acerto das mudanças. Aos quatro minutos, o volante Alê derrubou Alex Teixeira na área e o árbitro Alício Pena Júnior marcou pênalti, que Leandro Amaral cobrou com violência para marcar o segundo gol.
O Coritiba tentou reagir e teve uma boa oportunidade em cobrança de falta na entrada da área, mas a jogada não teve maiores consequências para a defesa vascaína. Aos 10 minutos, Leandro Amaral teve a chance de marcar o terceiro gol, mas tentou concluir de letra e Maurício salvou em cima da linha. Dorival Júnior arriscou sua última cartada, trocando o volante Rodrigo Mancha pelo atacante Dinelson. A substituição fez o time paranaense ficar mais ofensivo e aos 20 e 22 minutos, o atacante Marlos concluiu com perigo em dois lances na área carioca.
A partir dos 30 minutos, o Vasco passou a se preocupar apenas em manter o resultado, enquanto o Coritiba seguia atacando de forma desordenada. O atacante Marlos voltou a criar uma boa oportunidade aos 31 minutos, quando chegou a driblar o goleiro Rafael, mas perdeu o ângulo e cruzou para fora. Aos 32 minutos, o técnico Renato Gaúcho colocou o veterano Edmundo em campo, saindo Leandro Amaral.
Nos minutos finais, o time carioca apenas administrou o resultado, enquanto o Coritiba não se mostrava interessado em tentar melhor sorte na partida