O Palmeiras fez a obrigação diante do lanterna. Neste domingo, a equipe da capital paulista mostrou superioridade nos 90 minutos e bateu o Ipatinga por 2 a 0, no Parque Antártica. O resultado coloca o Verdão de volta à zona de classificação da Libertadores-09 e praticamente decreta o rebaixamento dos mineiros.
Considerado um dos favoritos ao título no início da competição, o Palmeiras encerrou com uma seqüência de dois jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Além disso, minimiza os problemas internos dos últimos dias, principalmente entre o técnico Wanderley Luxemburgo e alguns torcedores organizados.
O resultado positivo leva o Palmeiras aos 64 pontos, em quarto lugar. O campeão paulista ultrapassa o Flamengo, que acabou derrotado pelo Cruzeiro nesta rodada. O Ipatinga sofre, em contrapartida, a 20ª derrota e continua em último lugar, com apenas 34.
Na próxima rodada, o Palmeiras busca mais três pontos para se manter no G-4 diante do “perigoso” Vitória, responsável pela queda do Grêmio neste domingo. A partida está marcada para o estádio Barradão, em Salvador. Já o Ipatinga pode ver sua queda confirmada diante do Grêmio, no interior mineiro.
O jogo: Nos instantes iniciais do confronto no Palestra Itália, a estrela de Kléber brilhou novamente no Palmeiras. Após um início morno, o atacante chamou a responsabilidade e abriu o marcador logo aos 13 minutos. Em cobrança de escanteio da esquerda, o goleiro Fernando saiu mal do gol e a bola sobrou para o Gladiador, que arrematou por cima de uma série de defensores que guardavam a meta do Ipatinga.
Acordado, Kléber seguiu com seu estilo arrojado e quase marcou o segundo na seqüência. Aos 15 minutos, o Gladiador ganhou na corrida de Gian, invadiu a área, esperou a saída de Fernando, mas chutou torto, pela linha de fundo.
Com tanta facilidade em campo, o Palmeiras relaxou a partir dos 20 minutos. Mesmo assim, alcançou o segundo em uma jogada de bola parada. Martinez mandou uma bomba em falta da entrada da área, Fernando espalmou para frente e deixou a bola de presente para Pierre marcar 2 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o Ipatinga teve Luciano Mandi no lugar de Pablo Escobar e adotou uma postura mais ofensiva. Mas logo o ímpeto mineiro acabou por causa da expulsão desnecessária de Leandro Salino, que agrediu Kléber no meio-campo.
A partir daí, o Palmeiras levou o jogo com ainda mais tranqüilidade até o final. O campeão paulista teve até a chance de ampliar, mas Kléber parou em boa defesa do goleiro Fernando. Mesmo assim, o Gladiador saiu exaltado pela torcida quando foi substituído por Léo Lima, pouco antes do apito final que confirmou a vitória alviverde.