O Conselho Técnico Arbitral do Campeonato Estadual de 2009, nesta tarde, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) definiu o número de participantes, fórmula de disputa e início do certame, que será em 25 de janeiro. Dos 16 clubes convidados, o único a não enviar representante na reunião foi o Grêmio de Jaciara. O Sorriso Esporte Clube, que cogitava ficar fora, enviou representante e deve disputar.
Os times foram divididos em duas chaves, A e B, como já era esperado. A surpresa foi a fórmula de disputa. Na primeira fase, os oito clubes de cada grupo jogam entre si, em turno e returno, classificando-se os quatro melhores colocados. A partir daí começa o mata-mata, nas quartas de finais, com o 1º da chave A enfrentando o 4º da mesma chave e, o 2º contra o 3º. Na chave B acontecerá a mesma coisa, 1º x 4º e 2º x 3º. Os dois que se classificarem na A enfrentarão, na semifinal, também em mata-mata, os dois da B. Ainda não foi divulgado o critério que será usado para definir o cruzamento das chaves na semifinal. Os vencedores disputam o título.
Com essa divisão a FMF estará preservando os clássicos regionais, que pode garantir estádios com bom público, revertido em arrecadação. Diminui-se também as longas distâncias.
Grupo A – 8 equipes:
Mixto
Operário
Palmeiras
Sorriso
Sinop
Luverdense
Sport Clube Tangará
CRAC de Campo Verde
Grupo B – 8 equipes
União
Vila Aurora
REC
Barra do Garças
Grêmio de Jaciara (não foi no arbitral, mas ainda pode confirmar participação)
Cacerense
Araguaia Atlético Clube
Cáceres Esporte Clube