A fórmula de disputa do Campeonato Estadual de 2009 será definida na próxima sexta-feira, no arbitral que definem os detalhes da competição. A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) ainda não divulgou nada sobre o assunto. Os dirigentes dos times, porém, já discutem qual seria a melhor fórmula, que pudesse ser competitiva e ao mesmo tempo viável economicamente aos clubes. A divisão dos clubes em chaves ‘Norte e Sul’ começa a ganhar força entre os presidentes das equipes.
Helmute Lawisch, do Luverdense, e vice-presidente da FMF, defende a disputa em duas chaves, com as equipes jogando em turno e returno, dentro dos respectivos grupos, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros. Os dois últimos de cada chave seriam rebaixados à segunda divisão. Altair Cavaglieri, que comandará o Sinop, também defende a ‘Norte-Sul’. Conforme o dirigente do Galo do Norte, a disputa em duas chaves é mais atraente do que a deste ano, que teve três chaves e uma repescagem.
Nos bastidores circulam inclusive rumores da formação das chaves, respeitando as distâncias e valorizando os clássicos, que ficariam, possivelmente, da seguinte forma: Norte – Mixto, Operário, Palmeiras, Cacerense, Sinop, Cáceres Esporte Clube, Luverdense e Tangará da Serra. Sul – União, Vila Aurora, REC, Barra do Garças, Grêmio de Jaciara, CRAC de Campo Verde e Araguaia.
No entento, a decisão final será tomada mesmo na sexta, quando os ‘cartolas’ sentarão com Carlos Orione, presidente da FMF, para tratar do certame do ano que vem.