A cuiabana Ana Vitória Rothebarth, garantiu o primeiro lugar nas disputas do xadrez, nas Olimpíadas Escolares Brasileiras (15 a 17 anos), que está sendo realizado em João Pessoa (PB) e, cumpriu uma promessa feita em 2004, quando fez sua primeira participação na competição: usar um cocar. “Fiquei em terceiro lugar na minha primeira Olimpíada Escolar, quando eu tinha 12 anos, e uma menina disse que a competição tinha dado zebra, que a indiarada conseguiu ir ao pódio. Desde então eu fiz uma promessa: quando vencesse, iria usar um cocar no pódio e acabar com esse preconceito”, disse a jovem de 16 anos, descendente de índio e de alemão.
Ana Vitória participou de cinco edições das olimpíadas e conquistou duas medalhas de bronze e duas de prata. Ela é a única com pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, com 2.027 pontos) entre as 20 inscritas. Ana Vitória conquistou o título com 4,5 pontos em cinco partidas e confirmou o favoritismo na competição.
A medalha de prata foi para Joice Cathcart, de Paranavaí (PR), e a de bronze para Vanessa Faustino, de Petrópolis, Rio de Janeiro.