As atletas do handebol juvenil – categoria A (15 a 17 anos) de Nova Mutum embarcam neste final de semana para João Pessoa (PB), onde representarão Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares Brasileira. A equipe consegiu a vaga ao conquistar este ano em casa o primeiro lugar nos Jogos Escolares Matogrossense e vem treinando 10 horas por semana para garantir uma boa classificação.
A equipe já tem história. Com praticamente a mesma formação, só que ainda na categoria B (12 a 14 anos), as jogadoras foram duas vezes campeãs estaduais e representaram o Estado em 2006 e 2007 nas olimpíadas, sendo que da segunda vez foram vice-campeãs, elevando Mato Grosso da primeira divisão para o grupo especial do handebol brasileiro. Este ano o objetivo é repetir o mesmo desempenho.
De acordo com técnico Manassés Rodrigues, se depender do grupo o objetivo será alcançado. Há cerca de dois meses, de segunda a sexta-feira, elas se reúnem duas horas por dia para treinar. Além das jogadas de quadra, elas se preparam fisicamente. São três horas de academia por semana. “Além da tática é necessária resistência física”, explicou o professor.
As despesas das atletas em João Pessoa será custeada pelo Governo Federal. O transporte ficará por conta do Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Nova Mutum vem dando suporte na preparação das atletas. O Handebol Feminino Juvenil de Nova Mutum conta com o apoio do Sicredi e demais colaboradores.