Em clássico que parecia marcar o reencontro do Botafogo com as vitórias, o Fluminense arrancou um empate por 1 a 1 graças a um gol de Edcarlos nos descontos, no Engenhão. Carlos Alberto marcou para o Alvinegro, que soma 43 pontos. Já o Tricolor tem 26 pontos e é o último colocado.
Mesmo em pior situação na tabela, o Fluminense começou melhor no clássico e quase abriu o marcador aos quatro minutos, quando Thiago Silva cobrou falta com violência e a bola saiu raspando a trave de Castillo.
Aos 23 minutos, Ciel arriscou da entrada da área e Castillo teve que se esticar para espalmar para escanteio. Pouco depois, aos 27, o mesmo Ciel voltou a assustar os botafoguenses com uma finalização de longe.
O Botafogo, porém, teve mais competência. Aos 28 minutos, Lucio Flavio foi à linha de fundo e cruzou para Carlos Alberto, de cabeça, balançar a rede do clube onde foi revelado. 1 a 0 para o Glorioso e festa dos alvinegros no Engenhão.
Por pouco a festa não aumentou aos 34, quando Wellington Paulista arrancou em contra-ataque e deu grande passe para Zé Carlos, que desperdiçou ao chutar na trave de Fernando Henrique, que já estava vendido no lance.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com Allan no lugar do inoperante Somália e apostando na velocidade. Aos sete minutos, Ciel invadiu a área e chutou para fora, perdendo boa chance de empatar o clássico.
Mas a situação do Tricolor se complicou aos 16 minutos, após Thiago Silva acertar carrinho em Carlos Alberto e acabar expulso de campo pelo árbitro Péricles Bassols. O mesmo Péricles teve trabalho nos minutos seguintes quando os dois times reclamaram de pênaltis não marcados. O Alvinegro pediu a marcação da infração quando Zé Carlos foi trombado por Carlinhos na área. Já os tricolores queriam a penalidade em cima de Maicon, que caiu na área após driblar André Luis.
Com um a mais em campo, o Botafogo esteve perto de marcar seu segundo gol aos 31 minutos, mas Fernando Henrique fez grande defesa em cabeçada de Wellington Paulista e salvou o Tricolor das Laranjeiras.
O clássico parecia decidido até que Zé Carlos foi expulso aos 44. Dois minutos depois, Edcarlos apareceu na área para empatar o clássico e amenizar um pouco o sofrimento do Fluminense, que fechou a rodada na lanterna.
Na quarta-feira, o Fluminense encara o Goiás no Maracanã, enquanto o Botafogo vai ao sul no sábado para enfrentar o Grêmio.