Dentre os atletas convocados para as Paraolimpíadas em Pequim pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro estava o atleta de Sorriso Nelson Ned Trajano (Didi). Depois de intenso treinamento em Barra do Garças, o atleta embarcou para Pequim onde participou das provas de 800 e 1.500 metros. Nos 1.500 metros, Didi ficou na semifinal. Nos 800 já conseguiu participar da final chegar em 7° lugar, ou seja, com a medalha de participação nas paraolimpíadas de Pequim e como 7° melhor do mundo nesta categoria lhe garantiu ser convocado para o Campeonato Europeu que acontece na Espanha em Agosto de 2009.
Na seqüência, Didi compete em setembro de 2009, na Venezuela no PARAPAN -destinada somente a deficientes visuais. Já em novembro, disputa em São Paulo o Campeonato Paraolímpico Brasileiro e nestas provas deve competir nos 5.000 e 10.000 metros e maratonas na Espanha e Venezuela.
“Os resultados não foram o que eu esperava. Porém, antes de tudo volto com maior experiência e em condições de avaliar onde devo melhorar, ou seja, treinamento, condições de pista, alimentação e outros fatores que estarei conversando com meus treinadores e nutricionistas, mas devo mudar minha participação para competições de longo percurso onde melhor me adapto e gosto de competir, 5000, 10.000 metros e maratona”, concluiu Didi.
O presidente da cooperativa Sicredi Celeiro de MT, Sadi Beledelli, disse, ao recepecionar Didi na volta de Pequim, que “nossa região e o Mato Grosso estão de parabéns por ter sido representado por um atleta da disposição, dedicação, espírito de luta e capacidade de Didi. Todos os associados e colaboradores continuarão torcendo por ele e com certeza o Didi vai competir novamente das próximas Paraolimpíadas. Estamos orgulhosos por sermos os patrocinadores deste atleta que tão bem nos representa” conclui Sadi.