O Goiás fez o que parecia impossível no Brasileirão: venceu o Grêmio por 2 a 1 no Estádio Olímpico, em jogo neste sábado. O triunfo goiano marca a primeira derrota gremista em seu domínio, mesmo o Tricolor tendo inaugurado o marcador com Léo. Paulo Baier e Júlio César foram os responsáveis pela virada do Esmeraldino.
Com a derrota, a diferença do Grêmio na liderança será diminuída. Casa haja um vitorioso no confronto entre Cruzeiro e Palmeiras, a vantagem cairá para três pontos. A vitória faz o Goiás ganhar momentaneamente a nona posição na classificação e a melhor campanha do returno do campeonato.
A retranca implantada pelo Goiás, com três zagueiros e seis jogadores no meio-campo, dificultou a situação para o Grêmio no jogo. A equipe gaúcha pressionava, trocava passes, mas tinha dificuldades para criar situações. Com sete minutos de jogo, Marcel tinha duas finalizações, mas nenhuma delas com perigo. A melhor chance nos instantes iniciais saiu após lançamento de Rafael Carioca, aos 11 minutos, que achou Souza livre atrás da defesa goiana. Harlei abafou bem o lance.
Os visitantes não conseguiam manter a bola em seus pés por muito tempo. Isolado no ataque e tendo que enfrentar três grandalhões, Iarley ficou escondido, e anulá-lo não foi problema. Sem chegar perto da área gremista, o jeito foi tentar pelo alto nas cobranças de falta de Paulo Baier, mas não foi suficiente para levar perigo para Victor.
O lado tricolor da partida foi mais eficiente na bola parada. Após cruzamento de Paulo Sérgio, da intermediária, o zagueiro Léo tocou de bico na bola e colocou os donos da casa em vantagem com 30 minutos de jogo.
A segunda etapa, entretanto, foi bem diferente. O Goiás, mesmo sem mudar seu sistema de jogo, teve outra postura. Foi muito mais agressivo. Logo aos três minutos, Paulo Baier empatou em cobrança direta de escanteio, marcando direto um gol olímpico.
Empatando em seus domínios, o Grêmio se jogou a frente dando a oportunidade do contra-ataque aos goianos. A partida ganhou em qualidade e emoção. Harlei, o melhor em campo, fez um par de grandes defesas aos 11 minutos. A primeira após cabeçada de Marcel – no rebote, Reinaldo chutou, e lá estava o veterano goleiro para evitar o gol. Doze minutos depois, o arqueiro brilhou novamente em cabeçada de Reinaldo.
Com a lesão muscular do zagueiro Pereira, Celso Roth deixou o 3-5-2 de lado, para colocar o volante Amaral e passar a jogar no 4-4-2. A modificação deu mais espaço ao Goiás. Aos 30 minutos, após longa troca de passe, Júlio César entrou na área, bateu cruzado e virou o placar. Os gaúchos reclamam de uma possível falta em Souza no começo do lance.
O desespero gremista foi visível. Os gremistas tentaram de todos os modos conquistarem ao menos um ponto. Souza tentou resolver tudo na jogada individual, mas nada de significativo. A bola aérea foi explorada sem sucesso. O mesmo ocorreu nas cobranças de falta e a vitória do Goiás tornou-se inevitável.
Na próxima rodada o Grêmio vai ao Paraná enfrentar o Atlético-PR, enquanto o Goiás recebe o Santos no Serra Dourada.