O Corinthians não sentiu o desfalque de seu ataque titular contra o Fortaleza, neste sábado, no estádio Castelão. Com gols de Chicão, Preto (contra) e André Santos (Bambam descontou), o líder com sobras da Série B fez 3 a 1 no adversário e alcançou sua quinta vitória consecutiva na competição.
Com o resultado, o Corinthians passa a somar 51 pontos e fica ainda mais próximo de confirmar seu retorno à Primeira Divisão. Já o Fortaleza está ameaçado de disputar a Terceira em 2009, com apenas 23 pontos. Na sexta-feira, visitará o Avaí. O líder receberá o Barueri no dia seguinte.
O jogo – O Corinthians não precisou se esforçar no primeiro tempo. Conteve a pressão inicial do Fortaleza, que não durou mais de cinco minutos, e passou a dominar o meio-campo. Douglas, Lulinha e Morais movimentavam-se bastante, mas a bola chegava pouco a Bebeto.
O centroavante também não foi necessário no primeiro tempo. Aos 21 minutos, depois de cruzamento da direita, Douglas foi deslocado na área em dividida com Michel Gaúcho. Pênalti. O zagueiro Chicão cobrou de um lado, e o goleiro Tiago Cardoso saltou para outro: 1 a 0.
Em desvantagem, o Fortaleza se abateu de vez. Até então melhor (ou ‘menos pior’) referência ofensiva da equipe cearense, Adaílton ficava constantemente em posição de impedimento. Nas arquibancadas, os torcedores do Corinthians encobriam os rivais e pediam: “Não pára, não pára, não pára”.
A defesa do Fortaleza parou aos 37 minutos. Bebeto, finalmente, teria a chance de marcar. Ele ajeitou a bola na área, desvencilhou-se da marcação e já se preparava para chutar. Mas Preto se antecipou e bateu com precisão, sem chances de defesa para Tiago Cardoso. Gol contra.
O técnico Heriberto da Cunha acertou na alteração que fez no intervalo da partida. Substituto de Raul, Bambam conseguiu descontar aos 9 minutos do segundo tempo. O atacante aproveitou cruzamento da direita e cabeceou no ângulo. Foi o suficiente para animar o Fortaleza em campo.
Como o Corinthians ainda preferia administrar a partida e passou a ser pressionado, Mano Menezes resolveu mexer em sua equipe. Trocou o veterano Bebeto pelo jovem Careca. Deu resultado. Aos 21 minutos, os paulistas reencontraram tranqüilidade com um golaço com participação do novato.
Elias cruzou da direita, Careca ajeitou de cabeça e André Santos, de primeira, emendou para as redes: 3 a 1, sem deixar a bola cair. Heriberto da Cunha reagiu de imediato, com a substituição de Rogério por Chiquinho. Desta vez, Mano Menezes preferiu reforçar a marcação com Cássio no lugar de Alessandro.
Novamente, o Fortaleza perdeu sua força ofensiva. Deixou-se dominar pelo Corinthians, que voltou a administrar o resultado positivo. Aos gritos de “olé”, a equipe paulista só esperou o tempo passar para confirmar sua quarta vitória (duas pela Copa do Brasil e o restante na Série B) sobre a cearense em 2008.