PUBLICIDADE

Olimpíadas: judô brasileiro iguala vela e é primeiro esporte em medalhas

PUBLICIDADE

Com as duas medalhas de bronze conquistadas nesta manhã nos Jogos Olímpicos de Pequim, o judô igualou a vela e compartilha a condição de primeiro esporte em número de medalhas pelo país. No total são 14 para cada modalidade, mas a vela leva vantagem pela qualidade das conquistas: 6 ouros, 2 pratas e 6 bronzes. No judô são 2 ouros, 3 pratas e 9 bronzes. O atletismo ocupa a vice-liderança com 13 medalhas em Olimpíadas.

Nos Jogos da China, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tem uma meta ousada: bater o recorde no número de medalhas e na qualidade das mesmas em seu histórico. Para isto, o objetivo é voltar ao país com um pódio inédito do feminino (que já foi conquistado pela leve Ketleyn Quadros), mais de três medalhas (número conquistado em Los Angeles-84), sendo pelo menos uma de ouro.

O primeiro pódio olímpico do judô foi obtido em Munique-72 com Chiaki Ishii conquistando o bronze na categoria meio-pesado. Os dois ouros vieram com o meio-pesado Aurélio Miguel, em Seul-88, e o meio-leve Rogério Sampaio, em Barcelona-92.

Nesta segunda-feira, o judô tenta aumentar a lista com os meio-médios Tiago Camilo e Danieli Yuri. Camilo é o atual campeão do mundo e foi eleito o melhor atleta do Mundial de 2007, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE