Depois de São Paulo e Portuguesa, derrotados como visitantes, e do Santos, que empatou em casa contra o Grêmio, o Palmeiras tinha tudo para salvar a honra do futebol paulista na décima rodada do Campeonato Brasileiro. Só que o Verdão vacilou nesta quinta-feira e apenas empatou com o Figueirense por 1 a 1, no Parque Antártica.
Com o resultado, o Palmeiras continua fora do G-4 do Campeonato Brasileiro (é o quinto colocado, com 18 pontos). Portanto, o futebol paulista segue sem representantes entre os melhores da competição.
Agora, o campeão paulista inicia concentração para um jogo fundamental no final de semana. No domingo, o Palmeiras mede forças contra o São Paulo, seu principal rival neste ano e considerado um dos candidatos ao título nacional. O Tricolor vive uma fase instável e está apenas em uma posição intermediária da classificação.
Já o Figueirense tenta reencontrar a vitória no domingo diante do Ipatinga, novamente na condição de visitante. O time catarinse chega a 13 pontos, longe das principais colocações do Campeonato Brasileiro.
O jogo – O confronto no Parque Antártica começou quente, já que as duas equipes entraram em campo determinadas a buscar o resultado. O Figueirense abusou na violência nos instantes iniciais, tanto que o volante Pierre levou uma pancada no tornozelo direito e precisou ser substituído com oito minutos.
No Palmeiras, Valdívia também foi advertido com cartão amarelo em uma entrada forte no meio-campo. Quando as equipes resolveram jogar futebol, o Verdão ficou com o domínio das ações, mas encontrou dificuldades para penetrar na zaga adversária.
Apostando no contra-ataque, o Figueirense criou a primeira chance. Aos 18 minutos, Cleiton Xavier tabelou com Tadeu e arriscou para boa defesa de Marcos. O Palmeiras respondeu em seguida com um arremate de Lenny que assustou o goleiro Wilson.
Bem armado, o Figueirense continuava dando trabalho no Palestra. Aos 30 minutos, o rápido Cleiton Xavier, destaque da equipe catarinense na competição, escapou novamente da marcação adversária e chutou por cima do gol.
O Palmeiras acordou apenas pouco antes do intervalo. Na melhor chance, aos 36 minutos, após grande jogada pela direita de Lenny, Alex Mineiro arrematou na grande área. Wilson defendeu no susto e, na sobra, Anderson Luís afastou o perigo da área do Figueirense.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou a encontrar dificuldades com a boa marcação do Figueirense. Consciente dos problemas de seu time, Luxemburgo trocou em dose dupla: Denílson e Evandro entraram nos lugares de Lenny e Wendel.
Só que três minutos depois, o Verdão foi surpreendido com o primeiro gol do Figueirense. Aos 16 minutos, Marquinho fez grande jogada pela esquerda e cruzou para o habilidoso Cleiton Xavier finalizar dentro da área. Marcos não teve como defender.
Em desvantagem, o Palmeiras partiu com tudo para cima e contou com seu matador para deixar tudo igual. Aos 25 minutos, Fabinho Capixaba caprichou no cruzamento da direita e o oportunista Alex Mineiro desviou com o pé direito: 1 a 1.
Ofensivo, o Palmeiras insistiu até o final. Nos acréscimos, Jefferson teve a chance de dar a vitória ao Verdão, mas parou em outra grande defesa de Wilson