PUBLICIDADE

Hamilton vence em Silverstone e chuva coloca Rubinho no pódio

PUBLICIDADE

Tirando proveito da pista molhada, Lewis Hamilton conquistou a terceira vitória na temporada 2008 da Fórmula 1 no Grande Prêmio de Silverstone, neste domingo. Em casa, o piloto inglês tomou a liderança ainda na primeira volta e não perdeu mais a primeira posição. Nick Heidfeld, da BMW, foi o segundo colocado e Rubens Barrichello, com excelente desempenho sob a chuva, completou o pódio com a Honda.

Com a vitória, Hamilton quebrou um jejum de oito anos no circuito. Desde 2000 que um piloto inglês não vencia em casa na categoria. O último a subir ao degrau mais alto do pódio em Silverstone havia sido David Coulthard. Rubinho, vencedor em 2003, foi o último brasileiro a vencer na Inglaterra.

Ao contrário da McLaren, a Ferrari não conseguiu se dar bem com a chuva intermitente desta manhã. A escuderia italiana se atrapalhou com as trocas de pneu e acabou sacrificando a prova de Felipe Massa, que depois de rodar diversas vezes, acabou na 13ª e última colocação. O companheiro Kimi Räikkönen conseguiu ser melhor e terminou na quarta colocação.

Esta pode ter sido a penúltima corrida em Silverstone. A FIA já divulgou planos para levar o Grande Prêmio da Inglaterra para Donington Park em 2010. A decisão tem gerado polêmica, pois Silverstone é considerado o berço da Fórmula 1.

A corrida

Com pista molhada, a grande maioria dos pilotos optou por uma largada cautelosa. Menos Lewis Hamilton, que conseguiu ganhar duas posições e assumiu a segunda colocação logo de cara. Ficou atrás somente do companheiro de equipe e pole Heikki Kovalainen.

Felipe Massa largou em nono por conta da falha de um mecânico da Ferrari durante os treinos classificatórios do último sábado. Com a pista escorregadia, o brasileiro até alcançou o oitavo lugar na saída. No entanto, não conseguiu segurar a posição. Com duas rodadas nas primeiras voltas, o brasileiro acabou indo para o final do pelotão.

Quem conseguiu se dar bem com a chuva foi Rubens Barrichello. À bordo do problemático carro da Honda, Rubinho largou em 16º e, ainda na primeira volta, já estava em 10º. Nelsinho Piquet também foi seguro e, dando mostras de evolução na categoria, chegou a ultrapassar o colega de Renault Fernando Alonso.

Mas eles foram um dos poucos a tirar vantagem das condições climáticas no início da prova. Mark Webber, que saiu em segundo, rodou e foi parar lá atrás. Vettel e Coulthard abandonaram a prova. Enquanto isso, Hamilton, que vinha pressionando e sendo mais rápido que Kovalainen, conseguiu tomar a liderança da prova entes de completar o quinto giro em Silverstone.

Pela oitava volta, a posta começou a secar e a Ferrari apostou todas as suas fichas na manutenção dos pneus de chuva desgastados. Mas, conforme esperado, a água voltou e destruiu os planos dos pilotos da escuderia italiana na prova. Felipe, líder da competição, não conseguiu pontuar. Räikkönen, que poderia vencer a prova, acabou fora do pódio.

Nelsinho Piquet conseguiu chegar até o quarto lugar, mas não se manteve na pista encharcada e acabou abandonando. Não foi o único. Diversos pilotos não conseguiram completar a prova e muitos passearam pela grama antes de cruzarem a linha de chegada. Regular e especialista na chuva, Rubinho se deu bem e terminou no pódio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE