Mesmo vivendo um tumultuado momento político, que culminou com a eleição de Roberto Dinamite para a presidência do clube, o Vasco derrotou o Ipatinga por 4 a 2 na noite deste sábado em São Januário, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Alex Teixeira (duas vezes), Leandro Amaral e Jean marcaram os gols do Cruzmaltino, que chegou aos 11 pontos, se distanciando um pouco da zona de rebaixamento, onde se encontra a equipe mineira, que tem apenas cinco pontos. Gian e Adeílson marcaram os gols dos visitantes.
O Vasco começou a partida num ritmo arrasador, parecendo ter definido a situação antes dos 15 minutos. Logo no primeiro ataque, aos três minutos, o Cruzmaltino abriu o marcador: Wagner Diniz recebeu pelo lado direito e cruzou, Jean errou o chute, mas a bola sobrou para o complemento certeiro de Alex Teixeira.
A equipe do Ipatinga ainda tentava se recuperar quando sofreu o segundo, aos 11 minutos. Em jogada bem trabalhada do ataque vascaíno, Morais tocou para Jean na área; ele deu um belo toque para Alex Teixeira, que dominou no peito e chutou sem deixar a bola cair no chão para vencer o goleiro Fred.
Com dois gols de vantagem, o Vasco passou a tentar usar os contra-ataques, enquanto o Ipatinga buscava sair para o jogo, encontrando dificuldades para penetrar na defesa adversária. Tanto que o primeiro lance de real perigo dos mineiros aconteceu apenas aos 16 minutos, num chute sem ângulo de Gérson Magrão, que encontrou o travessão do goleiro Tiago.
Quando atacava, o Vasco continuava muito perigoso – como aos 20 minutos, quando Jean se livrou de dois marcadores e chutou para boa defesa de Fred. Mesmo sem jogar bem, o time mineiro conseguiu seu gol aos 28. Gérson Magrão cruzou da esquerda e Gian escorou de primeira, com raro oportunismo para um zagueiro.
Com o gol, o Ipatinga se animou e se lançou ao ataque, conseguindo boas jogadas. Aos 33 minutos, Gérson Magrão se livrou de dois marcadores e chutou sobre o gol. Seis minutos depois o próprio Gérson Magrão cobrou falta que Neto Baiano, livre de marcação, cabeceou. O goleiro Tiago salvou o Vasco. Porém, aos 41 minutos, o ímpeto do Ipatinga foi contido por um erro de arbitragem. Num contra-ataque vascaíno, Leandro Amaral foi derrubado fora da área por Augusto Recife. O árbitro Heber Roberto Lopes, apesar de bem colocado, equivocadamente marcou pênalti, que o mesmo Leandro Amaral converteu.
A segunda etapa começou num ritmo lento, e o Ipatinga se aproveitou para descontar aos seis minutos. Após boa triangulação do ataque mineiro a bola sobrou para Adeílson que, na área, chutou cruzado, sem chances para o goleiro Roberto, que tinha acabado de entrar na vaga do lesionado Tiago.
E por muito pouco o Vasco não respondeu aos 12 minutos, quando Wagner Diniz foi lançado no meio da zaga, penetrou na área, mas chutou para fora. O jogo ficou aberto, com o Ipatinga tentando o gol de empate e os donos da casa atuando na base do contra-ataque. Aos 22 minutos, Gérson Magrão conseguiu entrar na área, mas chutou para fora. A resposta vascaína veio dois minutos depois, quando Jean rolou e Leandro Amaral, livre de marcação, chutou para grande defesa de Fred.
O Vasco ainda desperdiçou alguns contra-ataques até chegar ao quarto gol aos 36 minutos. Morais fez grande jogada individual pelo lado esquerdo e rolou para o chute de Jean, que venceu o goleiro e definiu o marcador.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. O Vasco visita o Figueirense às 16 horas no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o Ipatinga vai ao Morumbi, na capital paulista, encarar o São Paulo às 18h10min.