A meta do Corinthians, agora, é continuar com aproveitamento acima de 90% dos pontos conquistados na Série B do Campeonato Brasileiro. Após empatar com a Ponte Preta, a equipe voltou a ser cobrada por torcedores, que exigem uma vitória sobre o Bragantino, às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, em Ribeirão Preto, “para o pau não quebrar”.
A situação da equipe comandada por Mano Menezes, no entanto, ainda é bastante confortável na Segunda Divisão. Com 19 pontos conquistados, iniciou a rodada com seis de vantagem para o segundo colocado Avaí. Para sair do grupo de acesso, a diferença para o quinto classificado Ceará é de oito pontos – total que o Bragantino acumulou até então.
Mano Menezes acredita até que o empate com a Ponte Preta foi, de certa forma, benéfico para o Corinthians, que deixou de ser visto com “antipatia” pelos adversários. “Perdemos um peso desnecessário de carregar 100% de aproveitamento em uma competição. Não conheço nenhum campeão assim na era moderna. Pode ter acontecido em algum estadual lá atrás, mas não agora”, comentou.
O técnico também não acha que o Corinthians poderá se abater e cair bruscamente, com uma derrota contra o Bragantino, na tabela da Série B. Segundo ele, o tropeço não dará motivos para os torcedores protestarem, como fizeram no treinamento da véspera do jogo. “A única coisa importante que perdemos foram dois pontos. Não devemos criar problemas para o jogo seguinte”, disse.
Nesta quarta-feira, Mano Menezes ainda não contará com o volante Fabinho, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O zagueiro William retornará no lugar do “cachaceiro” Fábio Ferreira, conforme classificam os torcedores. Já o lateral-direito Alessandro, recuperado de lesão muscular mas ainda gripado, seguirá na reserva de Carlos Alberto.
Quem também continua ausente é o goleiro Felipe, afastado desde a derrota para o Sport na final da Copa do Brasil. Mano considera que o jogador já voltou a demonstrar empenho nos treinamentos, porém preferiu ainda não relacioná-lo. “Quero aproveitar todas as chances que receber. Lógico que a minha idéia é seguir como titular”, projetou o substituto Júlio César.
No Bragantino, o técnico Marcelo Veiga também tem desfalques. O zagueiro Cris, os volantes César Gaúcho e Marcelo Godri e o meia Sérgio Manoel estão suspensos. “Eles não jogarão, mas o grupo está confiante para fazer o melhor. Sabemos que o adversário será difícil e que vem fazendo uma boa campanha”, comentou o comandante da equipe do interior paulista.