Com o encerramento da primeira fase dos esportes coletivos das Olimpíadas Universitárias, ontem, em Maceió, a delegação de Mato Grosso conseguiu um excelente resultado. Seis das oito equipes que foram aos jogos garantiram vaga para as quartas-de-final do JUBs 2008. As outras duas dependem de outros resultados, mas ainda têm chance.
O futsal feminino mais uma vez abriu a rodada, e após dois empates, precisava vencer para se classificar para a próxima fase. Em busca da vitória, o time da Univag/VG partiu pra cima das maranhenses da Uniceuma e golearam por 5 a 0, garantindo a permanência.
A animação da delegação aumentou ainda mais com a vitória e consequentemente a classificação do vôlei feminino do Afirmativo/Cuiabá por 3 sets a 0, em cima das capixabas da UVV. Com o resultado, a equipe mato-grossense comandada por Paulo Afonso terminou a primeira fase na primeira colocação no grupo.
Ainda na manhã, duas derrotas para Mato Grosso. O time feminino de handebol da Fasipe/Sinop, perdeu para a UNP, do Rio Grande do Norte, por 26 a 19. Mesmo com o resultado negativo, as meninas do norte do estado garantiram a vaga a próxima etapa do certame. O basquete do ICE/Cuiabá não suportou a pressão dos brasilienses da Católica e perderam por 77 a 69. Para se classificar para a próxima fase, o time da capital depende de uma vitória de Sergipe contra o Maranhão para continuar na competição.
Na parte da tarde, mais quatro jogos. Pelo basquete feminino, o Fasipe/Sinop perdeu para a AAAUNB, de Brasília, por 79 a 77, na prorrogação, mas mesmo com o resultado negativo, prossegue. O futsal masculino também saiu derrotado. O time da UESP/Rondonópolis perdeu por 5 a 2 para a UNIBH, de Belo Horizonte, e depende de outros resultados para se classificar.
Outra derrota veio no handebol masculino. Já classificado, o time da Fasipe/Sinop poupou jogadores e não conseguiu passar pelos mineiros da Unibh, perdendo por 27 a 25. No vôlei masculino, o Unilasalle/Lucas se garantiu na próxima fase, vencendo a Unirg, de Tocantins, por 3 sets a zero.
Além dos esportes coletivos, as Olimpíadas Universitárias terá a partir de quinta-feira a disputa nos esportes individuais, com representantes no xadrez, judô, atletismo e natação, modalidade que terá o mato-grossense Felipe Lima como um dos grandes favoritos a medalha de ouro.