PUBLICIDADE

Palmeiras derruba Vasco em São Januário pelo brasileirão

PUBLICIDADE

Os ares do Rio de Janeiro parecem mesmo fazer bem ao Palmeiras. Sem perder na Cidade Maravilhosa desde outubro de 2006, os paulistas foram à capital carioca neste domingo e voltam para casa com a primeira vitória fora do Palestra Itália. A vítima foi o Vasco, em São Januário: 2 a 0.
O triunfo, segundo consecutivo dos comandados de Wanderley Luxemburgo neste Campeonato Brasileiro, deixa o time momentaneamente na zona de classificação da Libertadores. A quarta colocação, com 13 pontos, entretanto, depende de uma derrota do Náutico ainda neste domingo, contra o Atlético-MG. Os vascaínos, por sua vez, fica em 12º, com oito pontos, e sem vencer há três jogos.

No duelo deste domingo, o Palmeiras foi pressionado no início, mas conseguiu ocupar espaços no toque de bola e abriu o placar aos 36 minutos, em cabeçada de Alex Mineiro após cruzamento preciso de Elder Granja. No segundo tempo, os donos da casa voltaram a rondar o gol de Marcos, mas o confronto foi definido com um golaço de Kléber aos 29 minutos.

O jogo – O Vasco iniciou o duelo tentando impor a sua condição de mandante. Marcando a saída de bola palmeirense e atacando em bloco, a equipe carioca não deixava o adversário respirar e obrigou Marcos a fazer linda defesa aos três minutos, quando Jean, principal homem cruzmaltino na “blitz”, “dançou” na frente de Leandro e chutou no canto esquerdo.

Acuado, o campeão paulista só subiu ao ataque com sete minutos de bola rolando. Por ordem de Luxemburgo, os quatro meio-campistas tentavam ocupar a intermediária trocando passes para abrir espaços na zaga vascaína. Contudo, faltava objetividade para chegar ao gol de Roberto. E o time da Colina continuava tomando as rédeas do jogo.

A superioridade dos donos da casa, entretanto, terminou após lance individual que Pablo bateu por cima aos 11 minutos. Pouco depois, o Verdão finalmente acordou. Martinez puxou jogada do meio-campo, a defesa alvinegra deu espaço e o camisa 11 bateu forte, com efeito, tirando tinta do travessão de Roberto, que ficou paralisado torcendo para a bola sair. Um lance que ensinou aos comandados de Luxa o caminho para abrir o placar.

As subidas do Vasco deixavam a intermediária aberta para o meio-campo de Luxa trabalhar, tocando a bola à espera da passagem de seus laterais. Os momentos de maior susto em Roberto não aconteciam, mas o Palmeiras passou a tomar conta do jogo. Aos 18 minutos, novo perigo. Em cobrança de Elder Granja na lateral, Diego Souza desviou de cabeça e Roberto fez ótima defesa, fazendo a bola rebater na trave antes de sair.

Assustados, os cruzmaltinos só responderam em contra-ataque, mesmo estando dentro de casa. Leandro Amaral, até então apagado no jogo, cruzou para Vinicius desviar por cima de Marcos. Mais incisivo, os paulistas protagonizaram outro susto à torcida em São Januário com descida de Kléber pela linha de fundo que Alex Mineiro não conseguiu escorar nas redes.

Depois dos dois momentos de movimentação, o ritmo do jogo diminuiu, e o Vasco tentava retomar presença no campo ofensivo. Mas esqueceu de sua defesa e foi punido. Aos 36 minutos, Elder Granja dominou a bola na lateral sem ser incomodado por Pablo e teve tranqüilidade para cruzar na cabeça de Alex Mineiro, que não perdoou para fazer 1 a 0.

Os donos da casa sentiram o baque e a esperança ficava por um melhor ânimo no segundo tempo. Para isso, Antônio Lopes jogou o time à frente com a entrada de Alan Kardec. E a postura deu resultado rapidamente. Aos dois minutos, Marcos voltava a trabalhar bem em chute de Leandro Amaral dentro da área, e repetiu a eficiência debaixo das traves em arremate de Jean.

O panorama era o mesmo da primeira etapa. O Palmeiras só assustou em cabeçada de Gustavo em cobrança de escanteio, mas pouco depois, aos nove minutos, o time só não sofreu o empate porque Elder Granja estava em cima da linha na cabeçada de Anderson Santana.

A pressão vascaína era cada vez maior. Os comandados de Antônio Lopes tinham espaço para trabalhar a bola e bater da entrada da área palmeirense. Jonílson era um dos mais acionados, mas não acertava nas finalizações. Porém, quando o empate parecia próximo, o Verdão “matou” o jogo com um golaço. Aos 29 minutos, Kléber recebeu dentro da área, aplicou um lindo drible em Eduardo Luiz e chutou no ângulo de Roberto.

Era o último ato da primeira vitória palmeirense longe do Palestra Itália. Nem mesmo a entrada do atacante Alex Teixeira deu ao Vasco o ímpeto que poderia fazer com que os mandantes sonhassem em reverter o placar.

Finalmente com um bom resultado fora de casa, o Palmeiras buscará às 18h20 do próximo domingo manter o aproveitamento de 100% dos pontos sob seus domínios em duelo direto por uma vaga no G-4 contra o Náutico. Já o Vasco tenta vencer pela primeira vez depois de três jogos recebendo o caçula Ipatinga no sábado, às 18h20, em São Januário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE