O atletismo de Sinop, atualmente uma das maiores forças de Mato Grosso, vive um bom momento, devido ao desempenho de atletas. Participando do campeonato estadual menores, pré-mirim e mirim, seletiva para o Centro-Oeste, alguns dos representantes da casa já asseguraram vagas à esta última competição, como Leonilda Viegas, pelos 100 metros, Silvanir Oliveira da Silva, nos 800 metros e salto em altura, além de Marcos Gabriel e Kelly Vanessa.
Os quatro podem ser ameaçados se, por ventura, suas marcas forem reduzidas por outros atletas. Entretanto, a grande expectativa é que defendam o Estado. As chances para aqueles que ainda não se garantiram no Centro-Oeste estão terminado, visto que restam apenas duas etapas para encerramento do mato-grossense, pelo qual serão classificados dois atletas por prova.
A penúltima será realizada em Sorriso, este final de semana. De acordo com o técnico da seleção sinopense, Seigny de Souza, pelo menos 14 atletas participarão, brigando por medalhas nos 100, 200, 400, 800, 1,5 e 3 mil metros, bem como salto em distância, altura, triplo, arremesso de peso, dardo, revezamento medley.
Para Souza, a prioridade do grupo é utilizar tais provas como preparação para campeonatos nacionais. “Treinamos com objetivo de campeonatos brasileiros, pois queremos renovar as bolsas atletas obtidas. O estadual e o Centro-Oeste são espelhos para eles cheguarem bem no brasileiro”, declarou, ao Só Notícias. O encerramento ocorre em Araputanga.
Entretanto, assim como em todo esporte, o atletismo esbarra em um problema frequente – a falta de apoio financeiro, razão esta que pode até comprometer o desempenho de quaisquer grupos. Ainda são poucos os incentivadores que acreditam e incentivam participantes, destinando boa parcela de seus investimentos, ao contrário do ocorrido com o futebol, por exemplo, que recebe a maior parcela, até mesmo dos setores públicos.
Em Mato Grosso, há casos em que atletas até passam fome durante campeonatos, por não terem condições de se manterem.
A região Norte concentra atualmente uma das melhores safras do esporte, mas ainda encontra dificuldades em obter colabores assíduos, para patrocinarem atletas, que podem ser revelados ao cenário nacional.