O Corinthians optou por descansar peças importantes para a final da Copa do Brasil contra o Sport, como o zagueiro Chicão, os meias Eduardo Ramos e Diogo Rincón e os atacantes Dentinho e Herrera, mas sobrou novamente em um confronto da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o mistão do Timão passou com tranqüilidade pelo Fortaleza: 2 a 0 no Pacaembu.
O resultado mantém o Corinthians com 100% de aproveitamento na competição. Com 12 pontos, o Timão lidera a Série B sem sustos. Já o Fortaleza, que já tinha sido eliminado pelo adversário paulista da Copa do Brasil com duas derrotas, estaciona nos sete pontos.
Na próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians atua diante de um adversário paulista: enfrenta o Barueri, fora de casa, no sábado. Um dia antes, o Fortaleza volta a jogar em sua casa diante do Avaí.
O jogo: Como era previsto, o Corinthians, mesmo sem contar com alguns titulares, aproveitou o maciço apoio da sua torcida para tomar a iniciativa das ações em casa. No Fortaleza, a tática era apertar a marcação no meio-campo e esperar um erro do adversário paulista.
Com 15 minutos, o Timão perdeu uma peça importante: o jovem Lulinha, contundido, cedeu lugar a Alessandro. Mesmo com dificuldades na penetração da zaga cearense, o Corinthians abriu o marcador oito minutos depois com o próprio Alessandro, que pegou a sobra da falta batida por André Santos e mandou uma bomba. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro Tiago Cardoso.
A marcação do gol deixou o Corinthians ainda mais inflamado em campo. Aos 29 minutos, Carlos Alberto recebeu de Elias, invadiu a área e só não fez o gol porque seu arremate acabou desviado por Márcio Azevedo.
Pouco depois, em dois lances seguidos, Lima quase desencantou com a camisa do Timão. Primeiro, Tiago Cardoso fez grande defesa no arremate de primeira do centroavante. Na seqüência, o atacante ganhou disputa pelo alto com a zaga e cabeceou próximo ao travessão.
Aos 40 minutos, o Corinthians, com imensa superioridade no gramado, desperdiçou uma oportunidade inacreditável. Livre na pequena área, Fábio Ferreira pegou a sobra de Tiago Cardoso e, com o arqueiro caído, chutou para fora. Já nos acréscimos da etapa inicial, foi a vez de André Santos sair na cara do gol e errar a finalização.
Para a etapa complementar, o Corinthians diminuiu o ritmo e passou a insistir nos chutes de fora da área. André Santos e Elias arremataram da meia esquerda, mas não acertaram o alvo. Insatisfeita com o apático Lima, a Fiel passou a pedir pela entrada de Herrera.
Mano Menezes atendeu às solicitações e colocou o argentino no jogo. A partir daí, o Corinthians voltou a aumentar o ritmo e obrigou novamente ótima participação de Tiago Cardoso, que parou os arremates de Elias e Fábio Ferreira.
No final, o Fortaleza perdeu o Márcio Azevedo, expulso, e ainda amargou o segundo gol do rival: Herrera recebeu de Elias e finalizou de perna esquerda, sem chance de defesa para o eficiente Tiago Cardoso. Foi o quarto gol do argentino na Série B, o 11º na temporada.