As inscrições para a renovação dos benefícios do programa Bolsa Atleta estão abertas. Criado em 2005, o programa visa a garantir uma verba mensal para esportistas dedicados exclusivamente aos treinos e participações em competições.
As bolsas são divididas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional e olímpica e paraolímpica. Para concorrer, os candidatos devem atender a alguns requisitos como não possuir qualquer tipo de patrocínio, não receber salário pela prática esportiva e ter participado de competição no ano anterior àquele em que está pleiteando o benefício, tendo obtido boa colocação.
O programa do Ministério do Esporte atende mais de 2 mil atletas sem patrocínio, com bolsas de até R$ 2,5 mil. O atleta recebe um cartão da Caixa Econômica Federal com o qual ele saca todo mês o valor do benefício.
De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, “o programa é um dos maiores do mundo, superando [iniciativas de] países como a Inglaterra que, atende 1,6 mil atletas.”
A bolsa tem validade de um ano e, ao final da 12ª parcela, o atleta tem prazo de trinta dias para enviar a declaração para prestação de contas. Quem não encaminhar as informações é obrigado a restituir os valores recebidos.
O beneficiário pode perder a bolsa caso seja condenado por dopping ou pela utilização de declaração falsa para obter o benefício.