A reunião do Conselho Arbitral, que acontece às 16 horas, na sede da Federação Mato-grossense, deve confirmar o fim do limite de idade para atletas – antes de até 20 anos. Em sua quarta edição, a competição criada pela Secretaria Estadual de Esportes e FMF, cujo objetivo era revelar talentos e fazer com que os clubes valorizassem os pratas da casa, deverá abrir espaço para os “veteranos”, jogadores experientes, que poderiam perder o emprego, caso o limite continuasse.
O primeiro clube a pleitear a mudança no regulamento foi o União de Rondonópolis, que após um investimento milionário e a perda do título tido como ganho, teria um grande prejuízo financeiro, com a liberação da maioria de seus atletas. A federação, que estuda a alteração, não confirma a medida, e nega que a mudança ocorra por pressão do Colorado de Rondonópolis.
A copinha deve contar com a participação de 12 equipes União, Vila Aurora, Barra do Garças, Cacerense, Araguaia, Crac de Campo Verde, Grêmio Jaciarense, Operário, Rec de Rondonópolis, Sport Club Tangará, Sorriso e Sinop. Para a Seel, o torneio começaria dia 31/5, terminando em dezembro, mas data pode ser transferida.
Mixto e Luverdense não disputarão a copa deste ano, e se dedicarão exclusivamente ao Campeonato Brasileiro da Série C. Logo após a decisão do Estadual o presidente da FMF, Carlos Orione, havia anunciado o “veto”. “As equipes de Mato Grosso tem que se dedicar a times competitivos, para representar bem o nosso Estado”, disse Orione.
Mas um pedido do Mixto pode causar nova polêmica na competição. O presidente Júlio Pinheiro, pretende montar um “Expressinho” do Mixto, um time “B”, para disputar a Copa Mato Grosso ou o Campeonato Estadual da Segunda Divisão.
Na visão do dirigente, mantendo uma equipe intermediária, com jovens valores, o clube estaria preparando novos atletas para as competições seguintes, como a Copa do Brasil/2009 e o Estadual do próximo ano.
“Não podemos liberar os atletas, nossos heróis da conquista. A Copa Mato Grosso seria uma maneira de mantê-los em atividade e revelarmos novos atletas ao clube”, argumentou.
Amanhã, acontece uma nova reunião, desta feita para tratar da Segunda Divisão, que finalmente volta a ser disputada este ano, com o Dom Bosco rebaixado. As duas competições devem ser disputadas simultaneamente.