A pouca tradição do futebol profissional de Mato Grosso pode comprometer a uma eventual vitória da candidatura de Cuiabá para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O alerta foi feito ontem pelo diretor da empresa Price Water House Coopers, Richard Dubois, após encontro com os membros do Comitê Pró Copa do Pantanal.
Com a presença do governador Blairo Maggi e dos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Wilson Santos e Murilo Domingos, respectivamente, Dubois fez questão de tranquilizar a população mato-grossense de que a “inexpressividade” do esporte estadual, marcada pela pouca presença do torcedor nos estádios locais e pelo fato de estar na Série C do Brasileirão, a nível de Brasil “nada irá atrapalhar” à indicação da capital do Estado a vir a ser uma das 12 sedes do Mundial de 2014 em território brasileiro.
O encontro de ontem, que durou cerca de dois horas, contou ainda com as participações do economista e ex-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Agripino Bonilha, do atual Carlos Orione, dos secretários estaduais Baiano Filho (Esportes e Lazer), Yuri Bastos (Desenvolvimento do Turismo) e do secretário de Comunicação, José Carlos Dias. Na audiência, ficou acertada que a empresa Price Water House Coopers ficará responsável pelo plano de mídia e publicidade promovidos pela Fifa em Mato Grosso.
Richard Dubois voltou a reforçar o que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, havia dito ao governador Blairo Maggi cerca de dois meses no Rio de Janeiro: o envolvimento de toda a população mato-grossense no projeto de Cuiabá ser uma das escolhidas.
O secretário de Esportes e Lazer (Seel), Baiano Filho, frisou que só no primeiro semestre de 2009 é que a Fifa divulgará os nomes das cidades sedes à Copa do Mundo de 2014. A inspeção de membros da Fifa ao estádio Verdão não tem data para ocorrer.