O futebol feminino do Brasil conquistou vaga nas Olimpíadas de Pequim. A seleção comandada por Jorge Barcelos encontrou muita facilidade e goleou Gana por 5 a 1, neste sábado, em Pequim, em partida eliminatória para a competição que acontece em agosto.
Essa é a quarta vez que o Brasil disputará a modalidade nas Olimpíadas. A equipe ficou em quarto lugar em Atlanta-1996 e Sydney-2000 e obteve a medalha de prata em Atenas-2004, ao perder a final na prorrogação para os Estados Unidos.
O desafio, dessa vez, é bem maior. As brasileiras entrarão como uma das favoritas ao título, ao lado de Alemanha e Estados Unidos. Além do vice olímpico, a equipe vem de um vice-campeonato Mundial -perdeu para a Alemanha a final do ano passado- e conta com a melhor jogadora do mundo (Marta).
No “mata-mata” contra Gana, o Brasil não encontrou um adversário do mesmo nível. Mesmo sem apresentar o futebol que brilhou no ano passado, também com o título dos Jogos Pan-Americanos, o time dominou o confronto depois que abriu o placar.
O primeiro gol saiu aos 19min do primeiro tempo. Em cobrança de falta de longa distância, Marta colocou a bola na área, mas a goleira Suleimana falhou, e a bola entrou diretamente no gol. Antes disso, a camisa 10 do Brasil já havia acertado a trave.
A vantagem no placar só permitiu um domínio territorial do Brasil, sem fazer grandes jogadas ofensivas. Em um lance isolado, a equipe aumentou a diferença aos 42min. Marta deu passe por cima da zaga para Cristiane, que tocou por cima da goleira.
No segundo tempo, o Brasil não perdeu o ritmo e marcou o terceiro gol aos 7min, em jogada de bola parada. Formiga, que disputará sua quarta Olimpíada, cobrou escanteio da esquerda, e Aline, de cabeça, acertou o ângulo direito.
As jogadas de bola aérea, então, passaram a ser o ponto forte do Brasil na partida. Aos 25min, Cristiane, eleita a terceira melhor jogadora do mundo no ano passado, voltou a marcar, dessa vez de cabeça, após cruzamento de Daniela Alves da direita.
O quinto gol brasileiro saiu dois minutos depois. Após jogada ensaiada de escanteio, Formiga cruzou para Cristiane, que desviou para o meio da área, encontrando Rosana, livre, para tocar de cabeça no canto direito.
Com a classificação assegurada, o Brasil relaxou e não assustou mais o gol de Suleimana. E a seleção ganense ainda diminuiu o placar aos 30min. Em jogada de velocidade, Amankwah recebeu passe em profundidade e, da entrada da área, tocou na saída da goleira Bárbara.