Pela quinta vez consecutiva na temporada, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa (CE/PA) venceram uma etapa do Circuito Nacional Vôlei de Praia 2008. Neste domingo , em Cáceres, a dupla tricampeã do Circuito Mundial derrotou Maria Clara/Carolina (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 18/15 e 18/16 e ficou com o título da etapa mato-grossense. O terceiro lugar do torneio feminino ficou com Maria Elisa/Val (PE/RJ).
O título em Cáceres é o sexto na temporada e o sétimo em seqüência da dupla, já que Juliana e Larissa venceram a última etapa do Circuito Banco do Brasil 2007, no Recife. Em 2008, elas venceram ainda a etapa australiana do Circuito Mundial, na última semana, em Adelaide. Com a vitória na decisão, Juliana e Larissa chegam à marca de 34 triunfos consecutivos (28 no Circuito Banco do Brasil e seis no Circuito Mundial). Elas foram campeãs das três últimas etapas realizadas no Mato Grosso.
“Temos plena consciência de que estamos começando a subir a longa escada que teremos pela frente nesta temporada. Diria que estamos no terceiro degrau de dez. Ainda temos muitos objetivos a atingir neste ano. É bom manter a regularidade e os bons resultados, mas sabemos que ainda temos o que evoluir. Acredito que estamos com 70% da nossa capacidade”, avalia Larissa.
O primeiro set da decisão foi equilibrado até o oitavo ponto. Em uma boa seqüência, Juliana e Larissa abriram 12/9. Maria Clara e Carolina reagiram e chegaram a passar a frente em um bloquei 14/13. Na reta final, Juliana e Larissa reassumiram a liderança no marcador e fecharam em 18/15, após uma disputa na rede vencida pela cearense.
No segundo set, a dupla campeã pan-americana conseguiu abrir dois pontos de vantagem (9/7) em um ataque de Larissa. A vantagem foi mantida até o fim da parcial e com um bloqueio de Juliana o título foi assegurado (18/16).
“Ganhamos, mas não convencemos. Desperdiçamos muitos contra-ataques e tornamos o jogo mais complicado do que poderia ter sido. De qualquer forma, é importante vencer mesmo jogando mal. Viemos de uma viagem longa da Austrália e sentimos um pouco o cansaço”, acrescentou Juliana.
Maria Elisa e Val ficam em terceiro lugar
Na decisão de terceiro lugar, a pernambucana Maria Elisa e a carioca Val derrotaram a paranaense Ágatha e a cearense Shaylyn, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 12/18, 18/15 e 15/13. Este foi o terceiro pódio da dupla na temporada. Maria Elisa e Val foram vice-campeãs da etapa de Campo Grande e ficaram em terceiro lugar em Florianópolis.
“Estamos com um entrosamento legal nesta temporada. Tivemos jogos difíceis nesta etapa e conseguimos sair de situações complicadas. Acho que estamos adquirindo uma boa maturidade com os resultados das últimas etapas. Estamos de parabéns pelo resultado em Cáceres, mas o objetivo é sempre crescer”, destaca Val.