Tradicionais rivais, Flamengo e Vasco voltam a duelar neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada da Taça Rio. Apesar de somar os mesmos 16 pontos do Fluminense e ainda brigar pela primeira posição do grupo A, o Rubro-negro entrará em campo com uma equipe toda de reservas. Já o time cruzmaltino tem 15 pontos e está confirmado como segundo no grupo B.
Caso o Flamengo fique em primeiro em sua chave, rubro-negros e vascaínos se enfrentarão novamente na próxima semana, nas semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca.
No lado do Flamengo, o técnico Joel Santana preferiu preservar seus titulares para o jogo de quarta-feira contra o Cienciano, em Cusco, pela Copa Libertadores. Mesmo assim, o treinador garante que seu time entrará em campo para buscar a vitória diante do eterno rival.
“Um clássico contra o Vasco nunca é amistoso. A torcida exige a vitória e estamos brigando pela primeira posição do grupo”, disse Joel, que defendeu sua decisão de poupar os titulares no clássico. “Estamos preocupados com todos os compromissos que teremos pela frente. É um mês importante, de definição na Libertadores e na briga pelo título carioca. Os objetivos do primeiro semestre estão em jogo e temos que nos planejar bem para conseguirmos o que queremos”, completou o treinador.
Um dos jogadores que ganha uma oportunidade é o zagueiro Thiago Sales, que vem sendo utilizado com frequência por Joel Santana. Revelado no próprio Flamengo, o jogador sabe a importância do clássico.
“A rivalidade entre Flamengo e Vasco vem desde a base. Meu retrospecto contra eles é bom. Tenho aproveitado as chances que o Joel tem dado para ganhar experiência e também confiança do treinador e da torcida”, exaltou.
Quem poderia ter uma chance no clássico era Obina, mas o atacante foi punido com dois jogos de suspensão, por sua expulsão no clássico contra o Botafogo. O titular Toró, que já seria poupado, também está suspenso.
No Vasco, o técnico Antônio Lopes comandará pela primeira vez o atacante Edmundo desde que o treinador retornou ao clube. Acusado de atrapalhar o time pelo ex-técnico Alfredo Sampaio, Edmundo conta com o apoio de Lopes.
“O Edmundo é um jogador de uma qualidade técnica excepcional e que poderá nos ajudar muito nesta temporada. Além disso é um jogador experiente e poderá passar mais segurança para os mais jovens”, comentou Antônio Lopes.
O atacante cruzmaltino, que foi poupado da partida contra o Bragantino na última quinta-feira, admite que seu condicionamento físico já não é mais o mesmo aos 37 anos, completados no último dia 2. “Jogar quarta ou quinta e domingo e, com o estresse e a cobrança que existem hoje, é muito complicado. A cobrança é muito grande, mas estou em um lugar onde me sinto bem, gosto e espero que eu consiga ajudar o Vasco a conquistar os títulos de que está precisando”, afirmou o atacante.
Para derrotar o rival, o discurso no Vasco é de que o time precisa repetir a garra mostrada no jogo contra o Bragantino. “A vitória contra o Bragantino nos deu mais moral. Vamos tentar repetir aquela aplicação para conseguir mais uma vitória”, destacou o zagueiro Eduardo Luiz.
O lateral-direito Wagner Diniz e o volante Jonílson, que não participaram da derrota para o Volta Redonda na rodada passada da Taça Rio por estarem suspensos, estão confirmados entre os titulares. Já o meia Morais recebeu o terceiro amarelo e não joga.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLAMENGO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de abril de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Marcos Antonio Bastos Junior e Alexandre Eller (ambos do RJ)
VASCO: Tiago; Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Luizão; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim, Alex Teixeira (Beto) e Calisto; Edmundo e Alan Kardec (Jean)
Técnico: Antônio Lopes
FLAMENGO: Marcelo Lomba; Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Airton, Kléberson, Marcinho e Egídio; Maxi e Diego Tardelli
Técnico: Joel Santana