O polonês Robert Kubica, da BMW, conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1, neste sábado, durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Bahrein, terceira etapa da temporada. Com um melhor tempo de 1min33s096, ele deixou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, para trás por apenas 0s027.
Massa vinha sendo o mais rápido durante todo o final de semana, mas não deu conta da BMW nesta classificação. Seu melhor tempo ficou em 1min33s123.
É comum que os tempos dos carros que disputam a “superpole” sejam mais altos que os demais, já que eles são proibidos de mudar configurações e serem reabastecidos após o início da terceira tomada de tempo.
Abrindo a segunda fila na terceira posição do grid aparece o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que se coloca entre os dois carros da Ferrari, já que o atual campeão Kimi Räikkönen sai em quarto. A marca de Hamilton ficou em 1min33s292, aproximadamente 0s12 melhor que a do finlandês.
Mesmo andando mais rápido que o companheiro durante todo o final de semana, o brasileiro Nelsinho Piquet não foi bem no treino de classificação. O novato registrou seu melhor tempo em 1min32s790, alcançando apenas a 14ª posição no grid de largada. Enquanto isso, o bicampeão Fernando Alonso seguiu para a “classificação 3”, conseguindo o décimo lugar no grid.
O também brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, foi outro que não conseguiu disputar a superpole. Com a marca de 1min32s508, ele sai em 12º. Seu companheiro, o inglês Jenson Button, conseguiu ir até a última sessão da classificação. Ele larga em nono.