PUBLICIDADE

Santos tenta concretizar feito improvável contra o Rio Claro

PUBLICIDADE

O Santos poderá começar a próxima semana entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Paulista, feito inimaginável até para os mais otimistas de seus torcedores no início do ano. Para isso, precisa vencer o lanterna Rio Claro às 18h10 deste sábado, fora de casa, e torcer por tropeços de Ponte Preta, Barueri e Corinthians.
As chances de o Santos alcançar as semifinais do Estadual ainda continuam pequenas, mas aumentaram sensivelmente depois da vitória no clássico contra o Corinthians. O matemático Tristão Garcia atribui 22% de possibilidades ao Peixe, que soma os mesmos 29 pontos do Barueri, contra 30 do Timão e 31 da Ponte Preta.

O técnico Emerson Leão, no entanto, reafirma em tom cada vez mais profético que confia na classificação de seus comandados. “Vencemos cinco vezes seguidas no Paulista. Estamos desafiando os matemáticos a cada rodada”, sorriu. O volante Adriano emendou, entusiasmado: “Agora, ficou difícil segurar o Santos. Terão que refazer as contas”.

Capitão santista, o goleiro Fábio Costa é um dos que contêm a euforia de novatos como Adriano. Até porque, há apenas algumas semanas, a fase do time era completamente oposta. “Houve uma mudança de conduta. Não estávamos tendo a aplicação necessária, mas repensamos a nossa meta e os jovens e os mais experientes convergiram para a mesma direção”, apontou.

Além da mentalidade diferente, mudou-se também a formação do Santos. A equipe adotou um esquema tático ousado, com três atacantes, e continuará assim pelo menos até o final da primeira fase do Paulistão. Ainda mais diante do lanterna, neste sábado. “Não temos por que mudar. Somos franco-atiradores. Tanto faz empatar ou perder agora”, disse Fábio Costa.

Quem ganhou confiança no ataque santista durante a semana foi o chileno Sebastián Pinto, que marcou seu primeiro gol no Brasil diante do Corinthians. “Era um jogo importante para a torcida e os jogadores. Agora, terei mais tranqüilidade para seguir na equipe e marcar muitos outros gols”, projetou o atacante, ainda cobrado por Leão.

O treinador, entretanto, terá que fazer mudanças forçadas em sua equipe. O zagueiro Betão, expulso na rodada passada, está suspenso, assim como o volante Marcinho Guerreiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo. “Nossos problemas continuam sendo muitos, mas as soluções que buscamos são simples”, afirmou Leão.

Para o lugar de Betão, o técnico deve recorrer a Fabão, que estreou na quarta-feira. “Ele estava sendo guardado para o futuro, mas talvez o futuro fosse agora”, avisou. Já Adriano será o escolhido para atuar ao lado de Rodrigo Souto, livre de suspensão. “Perdemos muito sem um atleta de alto nível como o Marcinho, mas espero fazer o meu melhor”, prometeu o novato.

Virtual rebaixado – Se a classificação do Santos era improvável matematicamente, ainda mais o é a manutenção do Rio Claro na primeira divisão do Campeonato Paulista. Com apenas 12 pontos conquistados até então, o lanterna está a três de distância de Rio Preto, Sertãozinho e Guarani.

Ex-jogador do Santos, o técnico Edu Marangon segue o discurso do adversário Emerson Leão e diz confiar na salvação do Rio Claro. O problema é que restam apenas duas rodadas para o término do Paulistão. Ao analisar as chances do adversário, que pode ser rebaixado pelo Peixe, Leão pensou em si e sorriu: “Se eles escaparem, estou morto, não é?”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE