A vitória do final de semana diante do Guarani manteve o São Paulo com boas chances de classificação para a semifinal do Campeonato Paulista. No entanto, o Tricolor deve continuar fazendo sua parte. O próximo desafio: enfrentar o Sertãozinho nesta quinta-feira, às 20h50, no Morumbi, para retornar ao grupo dos quatro melhores do Estadual.
“Para mim, são três finais para nosso time (enfrenta Bragantino e Juventus na seqüência). Precisamos da vitória. Hoje estamos em quinto, mas temos consciência de que podemos chegar ao nosso objetivo (ficar no G-4). Primeiro temos que fazer nosso papel”, diz o atacante Borges, deixando claro o espírito de decisão do grupo tricolor.
A teoria traz o favoritismo total para o São Paulo. Afinal, o Sertãozinho está na 17ª posição, com apenas 15 pontos, e convive com o fantasma do rebaixamento. Mesmo assim, o Tricolor planeja o tradicional jogo de paciência contra um adversário retrancado.
“Toda hora estamos vendo jogos equilibrados. O Corinthians sofreu na última rodada para ganhar do lanterna (vitória por 1 a 0 ante o Rio Claro, no Morumbi). Esse favoritismo é só na teoria. Mas não acredito na teoria, só vejo a prática”, avisa o técnico Muricy Ramalho.
Sem o mesmo desempenho do ano passado, quando ganhou o bicampeonato brasileiro, o São Paulo desistiu do objetivo de mostrar um futebol bonito aos seus torcedores. A ordem é ser eficiente e conseguir a classificação.
“No ano passado, também não foi toda essa beleza. Melhor jogar com dificuldade e chegar ao G-4 do que jogar bonito e não alcançar nada”, lembra Borges, artilheiro do clube no Paulistão com sete gols.
Para enfrentar o Sertãozinho, o São Paulo terá ausências importantes. Os volantes Hernanes e Richarlyson estão na seleção brasileira. A novidade pode ser a volta do volante Fábio Santos, recuperado de uma lesão muscular.
Muricy Ramalho também pensa em adotar um esquema com três atacantes. Adriano e Borges podem ter a presença de Aloísio ou Dagoberto no time. “Mas tudo pode acontecer, o importante é que nos acostumamos a atuar de maneiras diferentes”, comenta Miranda.
No Sertãozinho, o técnico Lori Sandri trabalha para administrar um período de turbulência após o revés sofrido em casa diante da Ponte Preta. O treinador chegou a barrar torcedores e jornalistas durante os trabalhos.
O Touro dos Canaviais recebe reforços importantes para o compromisso diante do bicampeão brasileiro. O zagueiro Pedro Paulo, o meio-campista Assis e o lateral-esquerdo Pinheiro retornam. Já o lateral-direito Ricardo Lopes está reintegrado ao elenco após a discussão com Lori Sandri.