O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho recebeu o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Nicolas Bozikis, o “Grego”, acompanhado pelo vice-presidente da CBB, Roberto Stuart Beck e o presidente da Federação Mato-grossense de Basquete, Cláudio Barreto.
Bozikis veio a Mato Grosso com o compromisso de acompanhar o 32º Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino e o 58º Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino, realizado entre os dias 26 a 30 de abril, no ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá. O evento reúne as seleções de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.
Em Mato Grosso, Bozikis também tem a ‘missão’ de oficializar, junto ao Governo do Estado, o interesse da CBB em realizar no ginásio Aecim Tocantins, a Copa América Pré-Mundial Feminina, programada para agosto de 2009. O torneio terá a duração de sete dias, e reunirá oito seleções, entre elas Estados Unidos, Canadá, Brasil e outras cinco equipes da América do Sul. Destas, apenas três se classificarão para o Campeonato Mundial de Basquete, em 2010, na República Tcheca.
Baiano recebeu o caderno de encargos do Pré-Mundial com o compromisso de apresentar o projeto ao governador Blairo Maggi, que deverá se posicionar junto a CBB até o dia 09 de abril, quando a FIBA América, órgão máximo no continente Americano e responsável pelos torneios nessa região, confirmará à FIBA (Federação Internacional de Basquete) a sede oficial do evento, estimado em R$ 1,3 milhão.
“Ainda não conheci a estrutura do ginásio por completo, mas o suficiente para afirmar que possui a grandeza de um elefante e a força e valentia de um leão. Poucas arenas brasileiras reúnem a dinâmica do Aecim, em um único espaço temos alojamento, refeitório, auditório, cozinha industrial, grandes vestiários, espaço para as federações e a sede da secretaria, que zela pela boa utilização do espaço, é excelente”, concluiu Gerasime Bozikis.