PUBLICIDADE

Pato estréia na seleção principal e Brasil vence Suécia: 1 a 0

PUBLICIDADE

Há 50 anos, quando se encontraram na final da Copa do Mundo de 58, Brasil e Suécia fizeram uma partida de sete gols e que terminou com a conquista do primeiro título mundial da seleção brasileira. Porém, bem diferente do que aconteceu no estádio Rasunda naquele 29 de junho, as duas seleções se encontraram novamente nesta quarta-feira em Londres. E tudo que os agora pentacampeões conseguiram foi uma vitória por um magro 1 a 0.

Não precisa nem avisar à torcida presente ao Emirates Stadium que se tratava de um amistoso. Responsável pelo convite, a seleção sueca ameaçou criar bons momentos na partida com Kim Kallström, Sebastian Larsson e Johan Elmander, mas sem ameaçar de fato o gol de Júlio César. Os comandados de Dunga, por sua vez, fizeram uma apresentação apática, resumindo suas tentativas no primeiro tempo a Diego e Robinho. Sobrou para os jogadores com idade olímpica a missão de selar o resultado, que veio com um gol de Alexandre Pato na segunda etapa.

E como era de se esperar de um amistoso, o jogo começou em ritmo muito lento. A Suécia pouco conseguia e demorou a chegar com perigo. Do lado brasileiro, apenas Robinho se arriscava nos primeiros minutos, articulando pelo menos três boas chances nos 15 primeiros minutos da partida. Aos 13, na melhor delas, em impedimento, o ex-santista colocou na trave.

A partir dos 20 minutos, a seleção brasileira começa a se arriscar e criar um pouco mais. Júlio Baptista consegue chegar perto do gol em duas oportunidades, aos 25 e aos 28, mas os suecos respondem com os contra-ataques de Markus Rosenberg. Com a defesa brasileira desarrumada, o ataque sueco pressiona Júlio César com chutes de longe. No entanto, os dois times pecam por não conseguirem concluir a gol.

No meio-campo, Diego e Daniel Alves tentavam criar, mas o time caiu de rendimento antes do intervalo. Sabiamente, a Suécia aproveitava para chegar com o meia Kim Kallström, que cruzava com perigo na área brasileira. A resposta quase veio, mas o goleiro Andreas Isaksson caiu pela direita e defendeu a chance do atacante do Sevilla aos 42.

Os dois times fizeram muitas substituições na volta do intervalo, mas foi a Suécia quem chegou com bastante perigo. Logo aos três minutos, Elmander quase colocou de cabeça para o gol, mas Júlio César cortou de soco o cruzamento de Larsson. Porém, o próprio camisa 11 sentiu as costelas na queda e precisou ceder o lugar para Bakircioglu. No Brasil, entraram Alexandre Pato, Anderson, Hernanes e Thiago Neves.

Com um time bastante modificado, o Brasil finalmente desencantou e conseguiu marcar. Aos 26 minutos, a defesa sueca bem que tentou proteger a bola lançada na direita, mas o goleiro Rami Shaaban ‘espirrou o taco’ e bateu a bola em cima de Alexandre Pato. O olímpico craque do Milan se aproveitou do vacilo e tocou por cima de Shaaban, marcando o único gol do jogo.

A partir daí, jogando o mínimo para garantir a vitória, o Brasil criou pouco. A Suécia conseguiu criar algumas oportunidades no ataque, mas a defesa brasileira, comandada pelo experiente capitão Lúcio, conseguia evitar novas ameaças escandinavas. Já nos acréscimos, Júlio César tentou ligar um contra-ataque, mas não conseguiu alçar Robinho para a última chance da partida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE