O Botafogo está muito perto de garantir a classificação para as semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca. Neste domingo, o time goleou o Macaé por 7 a 0 em partida disputada à tarde no Engenhão pela quinta rodada da Taça Rio. O placar, de quebra, ainda significou a maior goleada do campeonato.
Com o resultado, os alvinegros mantiveram os 100% de aproveitamento no returno, chegaram a 15 pontos ganhos e foram beneficiados pelo tropeço do Friburguense diante do Duque de Caxias. O Macaé, por sua vez, segue com quatro pontos e sofreu sua terceira derrota na fase.
A equipe dirigida por Cuca liquidou a partida logo nos primeiros minutos. Wellington Paulista, que marcou quatro gols, assumiu a liderança da artilharia da competição com 11 gols. O atacante homenageou seus pais que compareceram ao estádio levando uma faixa para homenagear o filho. No segundo tempo, o time alvinegro se permitiu reduzir o ritmo, mas ainda teve força suficiente para marcar 7 a 0.
O Botafogo começou o jogo cheio de gás, e, logo no primeiro minuto, Wellington Paulista forçou o goleiro Cássio a praticar grande defesa, dando uma demonstração do que o adversário poderia esperar na partida. Aos sete minutos, Triguinho foi ao fundo e cruzou para a entrada rápida de Wellington Paulista que colocou a bola nas redes.
Três minutos depois, Cássio teve que trabalhar duas vezes para evitar que a bola entrasse em chutes de Fábio e Alessandro. O Macaé nem tinha se recuperado do primeiro golpe quando sofreu o segundo gol aos 13 minutos, novamente com Wellington Paulista que recebeu um passe preciso de Fábio.
O técnico Tita tirou o veterano Zada aos 20 minutos para reforçar a marcação, mas antes que a equipe do norte fluminense se arrumasse em campo, Wellington Paulista marcou seu terceiro gol na partida aos 21 minutos. Alessandro entrou pela direita e descobriu Túlio dentro da área. O volante enganou um marcador e rolou para Wellington Paulista, que detonou sem chances para Márcio.
Indeciso, o Macaé não sabia se avançava para tentar descontar a vantagem ou se recuava para evitar outros gols. Só aos 37 minutos, o goleiro Castillo apareceu pela primeira vez para evitar o gol do Macaé em chute de Steve.
Aos 42 minutos, Wellington Paulista foi derrubado na área por Wallacer, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. No minuto seguinte, Lúcio Flávio, que completou cem jogos com a camisa alvinegra, cobrou; Cássio defendeu, mas o árbitro mandou voltar por causa da invasão dos jogadores. Na nova cobrança, Lúcio Flávio deixou o goleiro do Macaé sem defesa, anotando o quarto gol da partida.
No segundo tempo, o Botafogo voltou em ritmo mais lento, trocando passes e até dando ao Macaé a impressão de que estaria satisfeito com o placar. Mas com o decorrer do tempo, o time alvinegro voltou a pressionar, fazendo com que o goleiro Cássio tivesse que se desdobrar para evitar outros gols, como aconteceu aos 10 minutos em chute de Adriano Felício. Aos 14, o goleiro do Macaé teve que sair para evitar a conclusão de Lúcio Flávio.
Aos 19 minutos, o Botafogo chegou ao quinto gol. Triguinho foi lançado pela esquerda e lançou Fábio que tocou para as redes do Macaé. Aos 23, foi a vez de Triguinho ser lançado pela esquerda. Ele entrou na área, driblou o goleiro Cássio e tocou para as redes do Macaé. Um minuto depois, Wellington Paulista marcou seu quarto gol na partida e o sétimo do Botafogo ao receber passe da direita e bater sem defesa para Cássio.
Nos minutos finais, o Botafogo tentou marcar o oitavo mas o goleiro Cássio, o destaque do Macaé, evitou que o placar voltasse a ser movimentado. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Cardoso Moreira enquanto o Macaé vai encarar a Cabofriense.