Mais uma vez, foi um sufoco. Mas o São Paulo começou bem a semana decisiva no Campeonato Paulista. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor tinha a vantagem de jogar em casa, mas só conseguiu a vitória de 2 a 1 contra o Barueri no final. Os dois gols do time da capital foram marcados por Borges.
O resultado faz o São Paulo voltar ao grupo dos classificados para as semifinais do Paulistão. O Tricolor alcança os 26 pontos. Já o Barueri, derrotado pela segunda vez seguida, estaciona nos 23 e perde espaço no Estadual.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta uma nova decisão no clássico diante do Palmeiras, outro concorrente direto por vaga nas semifinais, na tarde de domingo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Um dia antes, o Barueri joga em casa contra o Rio Preto.
O jogo: Com a presença de Carlos Alberto entre os titulares, o São Paulo buscou aumentar a velocidade de seu setor ofensivo. Nos minutos iniciais, o Tricolor ficou com maior posse de bola, mas encontrou dificuldades de penetração, já que o Barueri optou povoar o meio-campo e esperar um erro do adversário.
Em um jogo bem estudado e disputado, a primeira chance foi criada apenas com 16 minutos, quando Borges escapou pela esquerda, invadiu a área, mas finalizou para fora. O Barueri respondeu dois minutos depois, com um arremate de Alex Maranhão da entrada da área que assustou o goleiro Rogério Ceni.
A boa marcação do Barueri foi vencida apenas em uma jogada individual, em um verdadeiro golaço de Borges que abriu o marcador. Aos 23 minutos, o atacante recebeu na entrada da área, cortou Diego e mandou um torpedo de perna esquerda. A bola entrou no ângulo da meta do goleiro de Renê.
A desvantagem obrigou o Barueri a sair para o ataque e deixou o jogo ainda mais agradável. O time da Grande São Paulo começou a insistir em chutes de fora da área e fez Rogério Ceni aparecer com duas defesas importantes nos arremates de Rodrigo Pontes e Alex Maranhão.
Apreensão tricolor: No segundo tempo, o Barueri precisou de apenas dois minutos para igualar o placar. Em um contra-ataque mortal, Pedrão aproveitou o cochilo da zaga são-paulina, invadiu a área e bateu no canto direito de Ceni. A bola tocou na trave antes de morrer no fundo das redes. No lance, os são-paulinos reclamaram de uma falta sobre Joilson.
A partir daí, o nervosismo passou a ser um obstáculo do Tricolor. Nas arquibancadas, a torcida passou a cobrar um desempenho melhor. Para completar, a chuva também prejudicava o desempenho dos atletas em campo.
Ao São Paulo, restou pressionar o adversário. Muricy Ramalho ainda optou por uma formação mais ofensiva com a entrada de Dagoberto no lugar de Joilson. Mas o Barueri também assustava no contra-ataque. Aos 25 minutos, André, que entrou em campo na etapa complementar, driblou Juninho na área e obrigou Rogério Ceni a grande intervenção.
No final, quando todos esperavam a igualdade, o São Paulo conquistou o resultado positivo. Aos 42 minutos, Borges aproveitou jogada de Adriano e tocou na saída de René para garantir a reabilitação do time do Morumbi.