O Grêmio venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo, em jogo válido pela décima rodada do Gauchão.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 26 pontos e tem a liderança isolada do grupo 1 do campeonato, com nove pontos de vantagem sobre o Caxias, vice-líder da chave 1 do Gauchão.
Apesar do forte calor de 35º C, o jogo começou bastante movimentado em Novo Hamburgo. O Grêmio ficou sem o atacante Soares, que sofreu uma pancada no joelho esquerdo logo aos seis minutos de jogo e deixou o gramado, sendo substituído pelo centroavante Tadeu. A alteração não mudou o panorama inicial do jogo e o Grêmio continuou tendo o domínio das ações.
O time da casa arriscava nos contra-ataques. Assim, o Novo Hamburgo criou a sua primeira chance de gol aos nove minutos, quando Tiago Mattos cruzou da direita e Eraldo cabeceou a direita do gol defendido por Marcelo.
O Anilado voltou a atacar aos 18 minutos, quando Márcio e Edemar fizeram uma bela tabela e Cléverson recebeu o passe e chutou cruzado para Marcelo defender no centro do gol.
A melhor chance de gol surgiu aos 20 minutos e favoreceu o Grêmio. Em um ataque rápido, William Magrão lançou para Roger, que ganhou na velocidade da defesa adversária e chutou na saída do goleiro Fernando, mas a bola passou raspando o poste direito.
Com o forte calor, o árbitro Márcio Coruja interrompeu o jogo aos 23 minutos para os atletas beberem água. No recomeço do jogo, o atacante Perea driblou o zagueiro Micael e quase marcou para o Grêmio. O Novo Hamburgo passou a atacar mais, principalmente pela direita, mas ficou sem o lateral-direito Tiago Mattos, que sofreu uma distensão muscular aos 40 minutos.
O Grêmio conseguiu marcar o gol no final da etapa inicial, quando o Novo Hamburgo melhorava em campo. O gol surgiu aos 45 minutos. Após cruzamento de escanteio da esquerda, Perea aproveitou a sobra da bola no segundo poste e emperrou para as redes. O goleiro Fernando chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol tricolor.
O Novo Hamburgo voltou melhor no segundo tempo e começou pressionando o Grêmio. Até os 20 minutos a superioridade foi do time da casa. As melhores chances foram desperdiçadas por Cléverson, aos 15 minutos, e Rodrigo Santos, aos 36.
O Novo Hamburgo chegou a ter um gol anulado aos 18 minutos. Alex concluiu para o fundo da rede, mas o assistente Edemar Palmeira anotou impedimento do atacante Alex Goiano.
Já o Grêmio teve apenas uma jogada perigosa de ataque. Anderson Pico arrancou aos 23 minutos e tocou para André Luis, que chutou no corpo do goleiro Fernando. No rebote, Tadeu chutou fraco e Rodrigo Santos salvou em cima da linha.
Melhor em campo, o Novo Hamburgo ainda teve mais duas chances de gol. Alex Goiano desperdiçou de cabeça aos 45 e aos 49, numa blitz na área gremista, Micael chutou fraco e William Magrão salvou, com o goleiro Marcelo já batido no lance.
Com a vitória, o Grêmio disparou ainda mais na liderança do grupo 1 do Gauchão, mas ainda não assegurou a vaga na próxima fase da competição.