O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior anunciou o repasse de R$ 1,75 milhão para a conclusão do Parque Aquático do Complexo Poliesportivo do Verdão, em Cuiabá. A liberação foi confirmada durante audiência com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e o deputado federal Wellington Fagundes, hoje, em Brasília.
O repasse é um compromisso assumido pelo ministro, desde abril de 2007, quando se comprometeu em avaliar o montante a ser liberado para a obra. O comprometimento do Ministério do Esporte com a realização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos, no Rio de Janeiro acabou inviabilizando o repasse em 2007.
“Nós temos um grande projeto para a área no entorno do Verdão, que é transformar aquele espaço em um centro de referência não apenas para o estado, mas para o Brasil e em âmbito internacional, e temos o governo federal como aliado dessa estruturação, inclusive o ministro Orlando e o deputado Wellington são fortes entusiastas do projeto desde o princípio”, enfatizou Baiano Filho relembrando as várias audiências com o ministro, sempre acompanhado pelo deputado.
A assinatura do convênio depende da abertura do Orçamento Geral da União, prevista para o início de abril, quando Orlando Silva virá a Mato Grosso para o lançamento das obras junto ao Governo do Estado. Na oportunidade, o ministro prestigiará mais uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, tradicionalmente realizado em Mato Grosso. O evento está agendado entre os dias 03 e 06 de abril.
O parque aquático será formado por uma piscina olímpica de 50m x 25m, a primeira piscina em medidas oficiais de Mato Grosso, e contará com toda a infra-estrutura necessária para eventos de alto nível, com arquibancadas, vestiários, salas administrativas, lanchonetes e sanitários. A piscina olímpica, iniciada em 2006, ao lado do Ginásio Aecim Tocantins está em fase de conclusão, restando apenas, a instalação do sistema de filtragem.