Jogando no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na noite desta quarta-feira, o Botafogo assegurou a primeira colocação do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, ao empatar por 1 a 1, com a Cabofriense pela penúltima rodada da fase de classificação.
O Alvinegro, que entrou em campo com um time recheado de reservas por já estar com a vaga assegurada graças ao empate entre Madureira e Mesquita, teve seu gol marcado de pênalti, por Lucio Flavio. Isso depois de Fabinho ter marcado para os visitantes, que chegaram aos dez pontos e ainda sonham com a classificação. O Glorioso soma 16 pontos e segue sem perder desde outubro do ano do ano passado.
O Botafogo começou o jogo pressionando. Logo no primeiro minuto, Abedi cobrou falta e a bola passou sobre o gol. Dois minutos depois o goleiro Gatti teve que fazer a sua primeira defesa numa cabeçada de Fábio. Mas o Alvinegro não era o mesmo dos outros jogos e com o passar do tempo foi mostrando as suas fragilidades. Melhor para a Cabofriense, que abriu o placar aos 14 minutos. Vanderson cobrou falta da direita, a defesa se posicionou mal e Fabinho escorou para o fundo da rede.
A partir daí, o que se viu foi o Botafogo se lançar ao ataque, mas sem muito entrosamento, o que gerava pouca objetividade e irritava a torcida. Aos 20 minutos, enfim uma boa chance dos anfitriões. Alessandro foi ao fundo e rolou para Túlio que, na entrada da pequena área, acabou chutando na zaga. Já a Cabofriense só ousava passar do meio-de-campo nos contra-ataques, como aos 25, quando Fabinho foi lançado por Têti e chutou cruzado para fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo o jogo ficou muito chato, com o Botafogo sequer conseguindo chutar a gol e a Cabofriense pecando nos passes na hora de contra-atacar.Para o segundo tempo o Botafogo voltou com Lucio Flavio e com o argentino Escalada, que enfim estreou, após emagrecer oito quilos, mas se mostrou muito fora de forma.
O Alvinegro se mostrou mais presente no ataque com as mexidas e quase marcou aos três minutos, quando Lucio Flavio cruzou e Fábio chegou atrasado na hora de concluir. A situação se complicou para a Cabofriense aos sete minutos, quando Marins foi expulso por jogo violento. Com isso, o Botafogo adiantou sua linha de marcação e quase marcou aos nove, num chute de Eduardo para fora. Três minutos depois Gatti teve que fazer boa defesa em cobrança de falta de Lucio Flavio.
O Botafogo seguia pressionando e aos 14 quase empatou. Lucio Flavio cruzou, Édson cabeceou e Gatti espalmou, cedendo escanteio. Aos 22 após confusão na área, Escalada escorou e o goleiro salvou. Dois minutos depois Renato Silva recebeu na área, chutou de virada e acertou o travessão.
Aos 33 minutos o Botafogo chegou ao empate. Triguinho entrou na área e foi derrubado. Pênalti que Lucio Flavio converteu. No minuto seguinte, Gatti salvou seu time ao defender cabeçada de Renato Silva e complemento de Fábio no rebote. No contra-ataque, o goleiro Renan evitou o gol de Fabinho se adiantando ao atacante da Cabofriense.
Os visitantes assustaram muito aos 41 minutos. Lucas fez boa jogada no contra-ataque e chutou com perigo, sobre o gol. Depois disso os dois times não tiveram sucesso nas jogadas e a partida acabou 1 a 1.
As duas equipes voltam a jogar no fim de semana, na última rodada. O Botafogo recebe o Madureira, novamente no Engenhão, enquanto a Cabofriense vai a São Januário medir forças com o Vasco