Depois de perder na estréia para o Madureira, e vencer o Americano na última quarta-feira pelo placar mínimo, o Vasco fez sua primeira boa partida no Campeonato Carioca neste sábado à noite, em São Januário. Ainda sem contar com o Animal Edmundo, que assistiu oa jogo das cabines de rádio, a equipe cruzmaltina venceu o Mesquita por 3 a 0, com dois gols de Leandro Bonfim e um do goleiro Tiago, de pênalti.
Precisando vencer para se manter na disputa por uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara, o Vasco armou sua equipe para jogar ofensivamente diante do Mesquita. Entretanto, a equipe da Baixada Fluminense marcava bem e dificultava a saída de bola cruzmaltina.
O Vasco passou então a pressionar a saída de bola adversária, e o auxiliar do técnico Romário, Alfredo Sampaio, pediu mais movimentação para o meia Morais, que era marcado individualmente por Leo.
A primeira grande chance do Vasco aconteceu aos 19 minutos. Morais cobrou falta e levantou na área, a defesa errou a linha de impedimento e Luizão, sem marcação, cabeceou com perigo para fora. Dois minutos depois, Alan Kardec recebe na entrada da área e é derrubado por Juan. O goleiro Tiago se apresenta para a cobrança e chuta com categoria, mas a bola sobe demais e sai por cima da meta de Diogo.
Aos 27 minutos, numa bela trama de seu ataque, o Vasco abriu o placar em São Januário. Alex Teixeira tabela com Leandro Bonfim, que fica cara a cara com goleiro, dribla e toca para o fundo das redes.
O gol não diminuiu o ímpeto do time da casa, que continuou pressionando e não deixava o Mesquita passar do meio-campo. Porém, o Vasco chegava muito mas sem criar chances claras de ampliar.
Aos 32, o lateral Carlinhos cruza da esquerda e Alex Teixeira não consegue aproveitar. No minuto seguinte, Alex Teixeira faz boa jogada individual e cruza rasteiro, mas a zaga desvia para escanteio.
Aos 35, Wágner Diniz levanta a bola na área, Luizão ganha do zagueiro no alto e cabeceia à direita do gol de Diogo. No contra-ataque, o Mesquita perdeu sua melhor chance no primeiro tempo, com André Mello pegando uma sobra de bolana entrada da área mas finalizando por cima do gol.
O técnico Mário Marques decide mudar sua equipe no intervalo e lança Fábio Costa e Edson no lugar de André Mello e Gaúcho. E o Mesquita voltou para o segundo tempo com outra atitude, marcando em cima a saída de bola vascaína e pressionando pelo empate. Logo aos 4 minutos, Fábio Costa arrisca de fora da área e assusta o goleiro Tiago.
A movimentação do Mesquita começa a irritar a torcida do Vasco, que protesta. Mas não demorou para os comandados de Romário devolverem a alegria ao pequeno público presente no estádio. Aos 13 minutos, Jorge Luiz se manda para o ataque e recebe falta de Edson nas proximidades da área. No minuto seguinte, Leandro Bomfim cobrou direto para o gol no canto de Diogo, que se adiantou e não conseguiu alcançar a bola.
Mesmo com 2 a 0, o Mesquita não desisitiu. Aos 22, Edson avançou pelo lado direito e recebeu falta de Carlinhos. Filipinho levantou na área e Leandro Netto cabeceou sozinho. Com uma linda defesa no reflexo, Tiago salvou o Vasco.
Mas todo o eforço do Mesquita foi por água abaixo aos 37 minutos. Wágner Diniz cruzou rasteiro da direita e o zagueiro Juan empurra Allan Kardec na área e o pênalti é marcado. O goleiro-artilheiro Tiago cobrou e assinalou seu primeiro gol com a camisa do Vasco.
Agora com seis pontos, o Vasco joga a pressão para os líderes Botafogo, que recebe o Americano neste domingo, e a Cabofriense, que joga com o Friburguense. Os dois concorrentes diretos somam o mesmo número de tentos que o Cruzmaltino.
As duas equipes voltam a campo pela Taça Guanabara na próxima quarta-feira. Em confrontos válidos pela quarta rodada, o Vasco recebe o Resende em São Januário às 21h45. Já o Mesquita encara o Botafogo, no Engenhão, às 19h30.