O fim do Campeonato Brasileiro não poderia ser melhor ao Botafogo e pior ao Palmeiras. Neste domingo, a equipe carioca marcou 2 a 1 no estádio Engenhão, escapou do rebaixamento para a Série B e ainda atrapalhou a intenção do Verdão em jogar a Libertadores da América 2009. O Alviverde perdeu a vaga para o Cruzeiro.
Os heróis botafoguenses e artilheiros em campo foram o zagueiro Wellington e o atacante Jobson. O clube de General Severiano encerra o Campeonato Brasileiro com 47 pontos. Já o Palmeiras termina a competição apenas na quinta colocação, com 62 pontos. Com isso, irá disputar no ano que vem a Copa do Brasil, no primeiro semestre, e a Copa Sul-americana, na metade final do ano.
Agora, fica a expectativa da reação da torcida alviverde. Nas últimas semanas, integrantes de facções organizadas foram responsáveis por vários atos de violência contra o elenco.
O Jogo – Para evitar a pressão do Engenhão, o Palmeiras tomou a iniciativa de marcar a saída de bola do Botafogo. Com isso, o Verdão desarmava o adversário e saía rapidamente para o campo de ataque. Na primeira chance alviverde, aos sete minutos, Deyvid Sacconi abriu caminho pelo meio e finalizou para grande intervenção de Jefferson.
O Botafogo conseguiu respirar um pouco a partir dos 15 minutos, quando suas peças do setor ofensivo aumentaram a movimentação. Ainda assim, o Palmeiras seguia mais perigoso. O chute rasteiro de Diego Souza, aos 19, passou raspando ao poste esquerdo de Jefferson.
O ritmo botafoguense melhorou mesmo na segunda metade da etapa inicial. Aos 37 minutos, os donos da casa desperdiçaram uma chance incrível. Livre na área, Lúcio Flávio recebeu cruzamento de Jobson e caprichou na cabeçada. Com Marcos batido, a bola foi pela linha de fundo.
Mas a melhor chance carioca ainda estava por vir. Aos 45 minutos, Reinaldo avançou livre pelo meio e, ao observar a saída de Marcos, bateu rasteiro. Atento, o goleiro palmeirense fez grande defesa com o pé.
Para o segundo tempo, Muricy Ramalho optou reforçar a marcação no meio-campo, com a entrada de Sandro Silva no lugar de Deyvid Sacconi. O Palmeiras melhorou de rendimento, mas acabou traído por uma bola parada. Aos 11 minutos, o Botafogo abriu o placar. Lúcio Flávio bateu falta da direita para a cabeçada fulminante de Wellington.
Como estava perdendo a vaga na Libertadores, o Palmeiras partiu para o desespero com a entrada de Robert no lugar de Edmilson. Só que foi o Botafogo que marcou o segundo. Aos 20 minutos, Renato ganhou as divididas com Pierre e Maurício Ramos e rolou para o gol de Jobson.
Nos acréscimos da partida, o Palmeiras conseguiu diminuir a desvantagem, com gol de Robert, mas não foi suficiente para evitar a perda da vaga na Libertadores.