O futuro do futebol de Mato Grosso, ou mais especificamente o Campeonato Estadual 2010, será definido em reunião programada para a sexta-feira, às 10 horas, em Cuiabá. Na oportunidade estarão presente a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), e os 15 clubes que declararam interesse em disputar a competição no próximo ano.
Uma das propostas que deve ser apresentada é a de dividir a competição em apenas duas chaves, ao contrário de quatro chaves (A, B, C e D) deste ano, trabalhando-se as proximidades das cidades. Há uma preocupação para adequar as partidas aos horários disponíveis pela rede nos dias de transmissões ao vivo.
Fala-se, em bastidores, embora sem muito vigor ainda, na implantação do sistema de pontos corridos até a semifinal, com um quadrangular final.
"Esta proposta precisa ser afunilada, pois não há clubes suficientes, mas, por outro lado, 2010 é ano de Copa do Mundo e essa fórmula aceleraria a competição", disse o presidente da FMF, Carlos Orione.
Em princípio estão convocados para a reunião os seguintes clubes: Mixto, Operário, Cuiabá, Palmeiras, Cáceres, Cacerense, Sinop, Sorriso, Luverdense, União, Vila Aurora, REC, Crac, Araguaia, Barra do Garças.
Dentre eles existe a dúvida quanto a participação do Barra do Garças, que segundo se informa na cidade, o vereador Sávio Carvalho – presidente do time – acumulou muitas dívidas (impagáveis) e abandonou todos no meio do caminho. Neste ano, o Estadual teve 16 equipes.