O mato-grossense Gilmar “Joaninha” Flores está confirmado como um dos representantes brasileiros na etapa final do Campeonato Mundial de Freestyle Motocross, que será realizada em Fortaleza (CE) no dia 5 de dezembro. O convite foi oficializado neste sábado. Joaninha está no Paraná onde participa neste final de semana do Grand Prix de Motocross. Quando voltar a Sinop vai intensificar os treinos visando o mundial. “Já venho me dedicando ao campeonato antes mesmo do convite. Tenho treinado nos intervalos dos shows e só esperava mesmo a confirmação. Agora é intensificar os treinos e tentar algumas manobras novas para representar o Brasil da melhor maneira possível”, afirmou.
O tri-campeão da Copa Brasil explicou que está treinando as novas manobras na espuma e espera estar com pelo menos 10 variações de backflip dominadas até o mundial. “Gostaria de ter mais tempo para treinar e realizar novas manobras com mais segurança, mas estou treinando na espuma e devo ter novidades para apresentar em Fortaleza”, explicou Joaninha, acrescentando que “treino as manobras na espuma para não me machucar e ficar fora do mundial”.
Entre as manobras dominadas estão o underflip heel clicker, o underflip one hand, backflip double can indian air, backflip superman, backflip nec-nec e backflip heelclicker.
O Night of the Jump será a quarta competição internacional do mato-grossense. Joaninha já conquistou um 7º e 8º lugares no Red Bull X Fighter e um 6º lugar no X Games Brasil.
A etapa brasileira encerra o campeonato mundial. Os melhores pilotos do mundo já passaram pela Alemanha, Áustria, Suíça, Letônia, República Tcheca e Croácia. Neste final de semana estão na Namíbia e atravessam o oceano Atlântico até desembarcarem em Fortaleza.