Depois de acertar verbalmente um contrato de dois anos com o Corinthians, o lateral esquerdo Roberto Carlos se reunirá na próxima quarta-feira para acertar a rescisão de contrato com o Fenerbahce (Turquia) e aproximar o seu retorno ao futebol brasileiro para vestir a camisa alvinegra no ano do centenário corintiano. Perto do Parque São Jorge, o pentacampeão mundial já pensa em vencer a Copa Libertadores da América.
"A Libertadores não é apenas mais um desafio. É uma obrigação. O presidente (Andrés Sanchez) vai querer armar um grande elenco. É um titulo que eu ainda não tenho. Fui campeão da Copa da Europa (Champions League) por três vezes. Por que não ganhar a Libertadores?", afirmou Roberto Carlos nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Globo.
Campeão europeu com o Real Madrid (1998, 2000 e 2002), o lateral esquerdo conta com o lobby de Ronaldo para defender o Corinthians na próxima temporada. Entretanto, outros dos jogadores estão sendo fundamentais para convencer Roberto Carlos a desembarcar em São Paulo no ano de 2010: o também lateral André Santos e o volante Cristian.
Contratados pelo Fenerbahce na janela de transferências de julho deste ano, os ex-corintianos apontaram as melhores referências possíveis para Roberto Carlos deixar a Turquia. Campeões da Série B do Campeonato Brasileiro (2008), Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009) pelo Timão, André Santos e Cristian elogiaram toda a estrutura de trabalho do Parque São Jorge.
"Converso com o André Santos e com o Cristian todos os dias lá no Fenerbahce. Não tem como falar mal do Corinthians, pois eles apenas elogiam o clube. Todos querem jogar aqui no Corinthians. Falaram coisas maravilhosas sobre a torcida, presidente e diretoria. Se eu for para o Corinthians, irei com a cabeça tranquila, sabendo que o clube tem uma das melhores estruturas do país", comentou o veterano.
Roberto Carlos afirmara ter vontade de vestir a camisa do Santos para encerrar a carreira, cumprindo o desejo do seu pai, um santista fanático. Contudo, a falta de estabilidade política, pois o Peixe definirá um novo presidente em dezembro, justifica a dificuldade de um acerto com o time da Vila Belmiro e aproxima o jogador de defender o Corinthians em 2010.
"Nesse momento, a situação do Santos é mais complicada. Atualmente, a situação do Corinthians é a mais fácil de se resolver, pois o clube já tem um projeto montado para o centenário. O Andrés [Sanchez] tem títulos na sua história. Seria o clube melhor para jogar", explicou.