O Botafogo deu um passo muito importante para se afastar da zona de rebaixamento. Em partida disputada neste domingo, no Beira Rio, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe de General Severiano derrotou o Internacional por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Juninho, de falta, aos dois minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Alvinegro carioca que permanece em 16º lugar, chegou aos 38 pontos ganhos e abriu boa vantagem para os outros clubes que também lutam para se manter na primeira divisão. Já o Internacional ficou com 52 pontos e em quinto lugar na tabela de classificação.
O resultado castigou a má atuação do Internacional que passou a maior parte do jogo apelando para os cruzamentos na área tentando aproveitar a estatura do atacante Alan Kardec mas não obteve sucesso. Já o Botafogo que atuou com dez homens desde o início do segundo tempo – André Lima foi expulso -, mostrou muito empenho para resistir à pressão dos gaúchos e conseguir uma vitória muito importante.
Na próxima rodada, o Botafogo receberá o Coritiba no Engenhão, mas antes enfrentará o Cerro Porteño, pela Copa Sul-americana. Já o Inter vai encarar o Barueri em São Paulo.
Logo no primeiro ataque o Botafogo marcou o primeiro gol. Guiñazu derrubou André Lima na intermediária e Juninho bateu forte no ângulo direito do goleiro Lauro que saltou mas não conseguiu fazer a defesa. Surpreendido pelo gol dos visitantes logo no primeiro ataque, o Internacional tentou partir para a reação enquanto o Botafogo passou a fazer muitas faltas para segurar o time gaúcho. Aos nove minutos, D"Alessandro cobrou falta e o goleiro Jéfferson se antecipou para cortar e evitar que o estreante Alan Kardec chegasse na bola.
O Botafogo recuou para defender a vantagem enquanto o Inter, comandado por D"Alessandro tentava penetrar pelos flancos, mas errava muitos passes para irritação da torcida. O time carioca só conseguiu voltar ao ataque aos 16 minutos em chute de Léo Silva que foi defendido pelo goleiro Lauro sem dificuldades. Aos 20 após cobrança de escanteio, a defesa colorada se atrapalhou, mas o Botafogo não soube aproveitar e Léo Silva acabou isolando a bola.
Aos 21 minutos, em cobrança de escanteio, Alan Kardec obrigou o goleiro Jéfferson a praticar grande defesa. O Inter continuou pressionando e dois minutos depois, D"Alessandro foi derrubado na área por Fahel. O árbitro nada marcou e ainda advertiu o jogador argentino com o cartão amarelo por reclamação. Logo depois, o meia Sandro arriscou de longe e obrigou o goleiro alvinegro a espalmar para aliviar o perigo para longe da sua área.
O Inter continuava apelando para o jogo aéreo e o Botafogo aparecia poucas vezes na área gaúcha. Aos 35 minutos, depois de confusão na área do time gaúcho, Jóbson tocou entre os zagueiros e o goleiro Lauro desviou para escanteio. Aos 42, Juninho cobrou falta da intermediária, mas bola foi no meio do gol e Lauro fez uma defesa tranquila. No último minuto da etapa inicial, o goleiro Jéfferson saiu mal e a defesa acabou aliviando para escanteio. Na cobrança, o goleiro alvinegro se reabilitou ao fazer uma defesa difícil em chute rasteiro de Alan Kardec.
O Inter voltou modificado para o segundo tempo com Andrezinho e Bolaños se revezando pelo lado direito. Aosm três minutos o Botafogo teve grande chance de ampliar o marcador. Lúcio Flávio lançou Jóbson em condições de marcar, mas o atacante alvinegro chutou para fora. Aos quatro minutos, na primeira chance colorada, Andrezinho cobrou falta pela direita e Alan Kardec cabeceou para defesa segura de Jéfferson.
Aos sete minutos, André Lima puxou a camisa de Índio e acabou recebendo o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo e deixando a sua equipe com apenas dez jogadores. Na cobrança da falta, Bolaños desperdiçou a chance para empatar, cabeceando para fora.
Aos 14 minutos, Fahel tabelou com Léo Silva e chutou de dentro da área para defesa difícil de Lauro. O Botafogo perdeu a chance de ampliar aos 15 minutos quando Victor Simões arrancou livre mas se atrapalhou na hora de concluir e permitiu a defesa de Lauro.
Mesmo com a vantagem numérica em campo, o time dirigido por Mário Sérgio continuava cometendo muitos erros, principalmente no ataque e irritando a torcida. Já o Botafogo que mantinha apenas Victor Simões na frente, conseguia bloquear as investidas da equipe e procurava prender a bola para fazer o tempo passar.
Aos 30 minutos, depois de boa troca de passes, Taison chutou rasteiro e Jéfferson fez grande defesa, impedindo o empate. O goleiro alvinegro voltou a brilhar aos 32 minutos em chute de Alexsandro. O Inter aumentou a pressão, mas o goleiro Jéfferson, com grandes defesas, impediu que o Internacional chegasse ao empate como aconteceu aos 39 minutos quando o goleiro da equipe carioca saiu na cabeça de Bolaños para evitar a conclusão do atacante equatoriano.
No final, o Botafogo prendeu a bola com inteligência enquanto o Inter tentava o empate de forma desesperada e acabou o jogo vaiado pela torcida.