Beneficiado por uma falha na McLaren de Lewis Hamilton, o alemão Sebastian Vettel conquistou a vitória neste domingo e fechou a temporada 2009 da Fórmula 1 com o vice-campeonato. Além disto, o piloto da Red Bull escreveu seu nome na história da categoria ao ser o primeiro vencedor do GP dos Emirados Árabes Unidos.
Na classificação geral, Vettel fecha o ano com 84 pontos, contra 77 do brasileiro, dono da quarta posição em Abu Dhabi. Com o título garantido desde o GP do Brasil, Jenson Button ficou em terceiro lugar no Oriente Médio, enquanto o companheiro de Vettel, Mark Webber, foi o segundo colocado.
Hamilton não pôde aproveitar a superioridade da McLaren na Yas Marina porque problemas no freio e uma vibração em sua roda traseira direita o fizeram abandonar na 21ª volta. Antes, o inglês já havia escapado do traçado e travado os pneus dianteiros, mas tais erros não haviam comprometido a sua liderança.
Sem precisar executar a ultrapassagem, Vettel manteve a tranquilidade para não errar e nem danificar seu carro até a linha de chegada. Novidade da etapa, o crepúsculo serviu mais para criar belas imagens que para dificultar a vida dos pilotos – ninguém cometeu grandes erros por conta da inédita mudança de luminosidade durante a corrida.
Apesar do abandono de Hamilton, a McLaren confirma a terceira colocação no Mundial de Construtores porque a Ferrari teve um final de campeonato melancólico e não pontuou. Futuro piloto da equipe, Fernando Alonso também foi mal, despedindo-se da Renault com a 14ª posição.
Em uma corrida sem grandes emoções, destaque para Kamui Kobayashi, da Toyota. Correndo no lugar do lesionado Timo Glock, o japonês repetiu o bom desempenho em Interlagos e somou seus três primeiros pontos na história da categoria ao ser o sexto colocado.
Na última corrida da BMW na Fórmula 1, Nick Heidfeld somou quatro pontos ao ser o quinto, enquanto Robert Kubica não pontuou. Comprado pelo misterioso grupo suíço Swiss Qadbak Investments, o time tenta arrumar um lugar no grid em 2010, mas ainda depende da aprovação dos outros times.
A Fórmula 1 agora só retoma as atividades em 14 de março, com o GP do Bahren abrindo o próximo Mundial. Entre as novidades da disputa estarão três novas escuderias: USF1, Manor e Campos, que contará com o brasileiro Bruno Senna. Na área técnica, as inovações ficarão por conta do fim do reabastecimento durante a prova e a proibição das mantas aquecedoras para os pneus.
A corrida – Beneficiado pelo KERS, Lewis Hamilton não teve problemas na largada, mantendo a ponta com tranquilidade. O mesmo, porém, não se pode dizer de Rubens Barrichello, que perdeu parte da asa em um toque com Mark Webber na briga pela terceira posição.
O problema ocasionou uma queda de rendimento no carro do piloto da Brawn GP, o que possibilitou a ultrapassagem de Jenson Button. Aos poucos, porém, o brasileiro se acostumou com a nova situação e passou a virar bons tempos, de maneira que sequer arrumou o problema em sua primeira parada dos boxes.
Com a corrida sob controle, Hamilton foi forçado a retirar sua McLaren da corrida pouco após seu pit stop inicial. Quase que simultaneamente, o novato Jaime Alguersuari passou perto de prejudicar a prova de Vettel ao se confundir e entrar nos boxes da Red Bull, ao invés do da co-irmã Toro Rosso.
Desesperados, os mecânicos da Red Bull mandaram o espanhol embora segundos antes de Vettel chegar. Sem gasolina para completar mais uma volta, Alguersuari teve sua prova encerrada.
Daí para frente, a prova tornou-se ainda mais burocrática até as quatro voltas finais, quando Button alcançou Webber e passou a tentar a ultrapassagem, gerando um belíssimo encerramento de campeonato. Na frente, Vettel precisou apenas levar o carro até o final da disputa para vencer pela quarta vez no ano e assegurar o segundo lugar em sua terceira temporada na Fórmula 1.
Confira o resultado final do GP dos Emirados Árabes Unidos:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 55 voltas
2: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 17s8
3: Jenson Button (ING/Brawn) – a 18s4
4: Rubens Barrichello (BRA/Brawn) – a 22s7
5: Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 26s2
6: Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) – a 28s3
7: Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 34s3
8: Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a 41s2
9: Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 45s9
10: Robert Kubica (POL/BMW) – a 48s1
11: Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – a 52s7
12: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 54s3
13: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a 59s8
14: Fernando Alonso (ESP/Renault) – a 1min09s6
15: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) – a 1min34s4
16: Romain Grosjean (FRA/Renault) – a uma volta
17: Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) – a uma volta
18: Adrian Sutil (ALE/Force India) – a uma volta