O piloto João Pretto (Mottim Racing-Cuiabá) conquistou o seu primeiro pódio, na Pick Up Racing, na sexta etapa disputa nesse domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, terminando na terceira colocação. Pretto havia estabeelcido o terceiro melhor tempo no classificatório de sábado (54”416), a 168,70 Km-h, baixando um segundo e meio em relação aos tempos obtidos nos treinos livres. Na largada, às 14h12 desse domingo, Pretto já ganhou duas posições, saltando para sexto.
O pole Júlio Campos, líder do campeonato, se mantinha na frente, enquanto Pretto ganhava mais uma posição na terceira volta. Fabrício Lançoni segurava a vice-liderança, com Thiago Riberi, em terceiro e Rafael Iserhard na quarta posição.
Apesar da previsão de chuva, que não veio, os pilotos provocaram acidentes, mas por outros motivos. Na volta de número 7, o safety car entrou na pista, enquanto os destroços dos carros que abandonaram eram retirados pela organização; entre eles, o do gaúcho Carlos Kray, ‘empurrado’ para a brita, por Serafim Júnior.
Na relargada, com 13 minutos de prova, as primeiras posições permaneceram inalteradas, com Pretto, a 168 Km-h, ‘colado’ em Iserhard. Em seguida, Henrique Assunção, que estava em décimo lugar, também rodou e parou na grama.
Pretto, Iserhard e Cadu Paseti, aceleravam num ‘trenzinho’, onde não havia diferença visual, até Pretto perder posicionamento numa curva, sair para a grama, mas voltar a tempo de manter a posição. Para isso, teve que perder um retrovisor, no toque com o carro de Iserhard.
Acossado por Cadu, e , com Iseerhard cada vez mais distante, Pretto viu Serfaim Júnior bater em Aluízio Coelho na décima oitava volta, e dos dois danificarem os carros. Com 8 segundos de diferença para o líder do campeonato e da prova Júlio Campos, Pretto sabia que precisava administrar o resultado e ter cuidado com as investidas dos rivais.
Na volta de número 21, Márcio Sarot, rodou, após ter o capô traseiro arrancado e o carro perder a estabilidade numa curva. Na volta 24, Pretto arriscou ultrapassar Iserhard por fora, freou para não rodar na curva e perdeu a posição para Paseti, caindo para o sexto lugar. Agora, o piloto mato-grossense tinha em sua cola Rodrigo Navarro. Na volta seguinte,Pretto recuperava a posição, com uma ultrapassagem sensacional, deixando Paseti em sexto novamente.
Cadú não desistia e seguia no vácuo do piloto de Cuiabá, até que a 10 voltas do final o pace car entrou na fila novamente, fazendo uma nova corrida começar. Vitor Genz, também da equipe Mottim, que havia largado na sétima posição, caiu para o décimo lugar na prova. Na relargada, na volta de número 34, Thiago Riberi disputava posição com Rafael Iserhard. Primeiro, Riberi bateu na traseira de Iserhard, e em seguida, literalmente tirou o adversário da prova.
Iserhard bateu forte contra a mureta de concreto, o carro rodopiou, voltou para a pista, e, por pouco não provocou um acidente mais grave. Atendido ainda na pista, Iserhard não sofreu nenhum ferimento grave e passa bem. A direção de prova então decidiu dar a bandeira quadriculada, encerrando a corrida a 4 voltas do final. Júlio Campos venceu de novo, e os dois envolvidos no acidente, Iserhard e Riberi, foram penalizados.
“Sofremos bastante nesse fim de semana, mas valeu esse sacrifício de toda a equipe”, disse, emocionado o piloto João Pretto.
A próxima etapa da Pick Up Racing será disputada dia 22 de novembro, em Tarumã, no Rio Grande do Sul.