O Grêmio se manteve vivo na luta por uma vaga na Libertadores da América de 2010 após bater o Coritiba por 2 a 0, no Estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo. Com o resultado, o time gaúcho chegou aos 44 pontos, enquanto os visitantes ficam perigosamente próximos a zona de rebaixamento, com 34 pontos.
O primeiro tempo foi marcado por um futebol pegado no meio campo e com os ataques parando em uma tarde inspirada dos camisas 1, Vítor e Edson Bastos. Até que, aos 46 minutos, Perea, carregou a bola e mandou um petardo para abrir o placar. Após o intervalo, a partida continuou aberta, mesmo com o Coxa perdendo Renatinho, por expulsão. Mas quem fez foi o time da casa, com Souza, aos 38 minutos.
Na próxima rodada, o Grêmio fará o clássico diante do Internacional, domingo, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Coritiba terá pela frente o seu maior rival, o Atlético Paranaense, no mesmo dia, no Couto Pereira.
O jogo: Com uma postura mais ofensiva do que de costume, o Alviverde, que entrou em campo com uma camisa retro em homenagem ao Centenário, começou pressionando. Aos cinco minutos, Marcelinho Paraíba teve a primeira oportunidade ao entrar na área e fuzilar para boa defesa de Vítor. A partida pegava fogo com algumas entradas mais fortes, mas o árbitro permanecia sem mostrar cartões.
Aos poucos o Tricolor se acertava em campo e chegou com perigo aos 11 minutos, com Perea, que aproveitou cruzamento para bater de primeira, por cima da meta. Na resposta, aos 13 minutos, Marcelinho abriu espaço na zaga e mandou uma bomba para grande defesa de Vítor. Aos 17 minutos, Renatinho cruzou rasteiro, Marcos Aurélio apareceu para completar e Réver, quase em cima da linha, salvou. Aos 25 minutos, Tcheco recebeu com liberdade na área, mas na hora do passe não encontrou ninguém.
O Grêmio errava muitos passes no meio campo, facilitando a marcação coxa-branca. Aos 30 minutos, Máxi Lopez chutou cruzado, Perea se esticou mas, não completou para as redes. Os cartões começaram a aparecer e desfalcar os times para os clássicos da próxima rodada. Aos 39 minutos, em uma jogada linda plasticamente, Perea virou da entrada da área e Edson Bastos defendeu. Pressão gaúcha e, aos 46 minutos, Perea carregou a bola antes de mandar um petardo para o fundo das redes.
Na segunda etapa, a partida recomeçou equilibrada, com Edson Bastos mostrando segurança logo no primeiro ataque, em levantamento de Tcheco, e Vitor pegando o cruzamento de Marcelinho Paraíba, aos quatro minutos. Aos oito minutos, Marcos Aurélio arriscou da entrada da área e o goleiro gremista desviou para escanteio. Aos 10 minutos, depois de dar um carrinho, Renatinho foi expulso de campo.
Mesmo com um jogador a menos o Coritiba continuava levando perigo. Aos 12 minutos, Ângelo cruzou rasteiro e, sem goleiro. Thiago Gentil não conseguiu empurrar para o gol. Aos 15 minutos, de longe, Perea tentou surpreender e bateu totalmente sem direção. Grande momento para a equipe paranaense, aos 20 minutos, com cruzamento de Luciano Amaral e cabeceio de Rômulo, que exigiu de Vítor um verdadeiro milagre.
O Tricolor tentava se aproveitar da vantagem numérica e, aos 25 minutos, Mário Fernandes cruzou e Maxi Lopez, de cabeça, mandou pela linha de fundo. Na resposta, aos 29 minutos, Rômulo, de cara para o gol, chutou em cima do goleiro. Aos 35 minutos, Renato carimbou o travessão. Mas, aos 38 minutos, Souza, em velocidade, apareceu na área para fazer o segundo. Aos 43 minutos, ainda deu tempo para Renato perder um gol feito.