Martín Palermo é o maior herói de todos os tempos da Argentina neste domingo. Após anotar o gol salvador aos 47 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 1 sobre o Peru, o camisa 9 do Boca Juniors é o mais citado, lembrado e reverenciado pelos “hermanos”, aliviados com o necessário triunfo.
“Palermo Imortal” é a capa do diário Olé, um dos principais cadernos esportivos da Argentina. O jornal ainda reproduz um grito do centroavante após o gol, “graças Dios” (graças a Deus, em tradução livre) como não só de Palermo, mas de todos os argentinos após a dramática vitória.
“Martín pescador nos deixará passar”, mostrou o Página 12, fazendo uma leve comparação do centroavante com ninguém menos que Jesus.
Já o La Nación não se deixou levar pela euforia do gol salvador. “Agonizante: Martín Palermo salva a seleção do abismo”, estampou o diário, que ainda acrescentou, em tom crítico: “A Argentina estava perdida, condenada a um empate com o Peru que os deixava praticamente eliminados da Copa do Mundo, porém o camisa 9 do Boca Juniors apareceu e salvou a atuação fraquíssima de uma equipe com caráter esquelético”.
O El Argentino seguiu a mesma linha, ressaltando o gol salvador, mas criticando a atuação da seleção: “Palermo faz outra loucura para dar vida a uma equipe que outra fez passou por suas penas”, mostrou o diário, lembrando do apelido de “Louco” que o atacante tem entre os torcedores.
Mesmo com a vitória diante do Peru, os argentinos ainda precisam vencer ou empatar com a seleção do Uruguai nesta quarta-feira para irem à Copa do Mundo de 2010 sem precisar da repescagem.